Humberto Pedrosa diz que sem intervenção do Estado em 2020 a TAP fechava portas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O empresário português Humberto Pedrosa disse nesta terça-feira, dia 9 de maio, que sem a intervenção do Estado, em 2020, a TAP acabava, mas considerou que poderiam ter optado por outra forma para garantir a manutenção da companhia aérea de bandeira portuguesa, através de prestações acessórias e não em capital, ou mesmo uma opção mista.

“Na realidade, não havia outra solução, senão a intervenção do Estado português na TAP. Esses fundos eram essenciais, ou o Estado intervinha e colocava os fundos necessários na TAP ou a TAP acabava e acho que foi uma boa opção”, considerou Humberto Pedrosa, que foi acionista da TAP através da sua participação no consórcio ‘Atlantic Gateway’ juntamento com o empresário brasileiro David Neeleman.

O empresário falava perante a comissão parlamentar de inquérito à companhia aérea que decorre na Assembleia da República, em Lisboa.

Humberto Pedrosa rejeitou a ideia de ter sido “escorraçado” da TAP, porque, “na realidade, chegou a um ponto de não haver condições para poder continuar”.

“Eu via que a estratégia do Governo não contava comigo. Como não contava comigo, eu não estava ali a fazer nada, mas a minha decisão [de sair] foi tardia”, apontou, garantindo não ter ‘chorado’ o dinheiro que deixou na companhia. “Eu poderia, com alguma antecedência, ter saído, mas eu apostava na companhia e gosto da companhia e acredito [nela]”, reiterou.

Questionado ainda pelo deputado Paulo Moniz (PSD) sobre o interesse da Lufthansa em comprar a TAP, antes da pandemia, Pedrosa disse ter conhecimento de um interessado, embora desconheça que fosse a companhia alemã.

Devido àquele interesse, foi feita uma avaliação ao valor da TAP, que apontava para um número entre os 800 e 1.000 milhões de euros.

Humberto Pedrosa disse mesmo que, se a pandemia de covid-19 se atrasasse mais um mês, “provavelmente seria feito o negócio”.

Questionado sobre a nova privatização que Governo pretende fazer, Pedrosa considerou que pode haver “uma solução intermédia”, continuando a TAP pública mas com um contrato de gestão privada.

Já em resposta ao deputado socialista Bruno Aragão, sobre o negócio com a Airbus negociado por David Neeleman, Pedrosa disse continuar convicto de que o seu parceiro de consórcio “fez sempre o melhor para a TAP”, embora tenha discordado quanto à decisão de acabar com o voo que fazia a ligação entre Campinas (São Paulo, Brasil) e Lisboa, que acabou por passar a ser feito pela Azul, companhia aérea onde David Neeleman tem uma participação.

Questionado se entendeu que a Azul faria concorrência à TAP voando para a Europa a partir da desistência de slots (faixas horárias) da companhia portuguesa, Humberto Pedrosa foi perentório: “É claro que sim”.

“Hoje é difícil controlar a concorrência. Entretanto a Azul passou a voar para Portugal. […] É difícil, mas eu gosto dessas perguntas, sabe?”, respondeu a Bruno Aragão.

Mais tarde, em resposta ao deputado do partido Chega Filipe Melo, Humberto Pedrosa disse não acreditar que David Neeleman tivesse ganho com aquelas decisões, mas admitiu que “no meio de tudo, provavelmente, a Azul ganhou”.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...