IATA diz que Angola deve 237 milhões de dólares às companhias aéreas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


Angola é o quinto país do mundo com mais fundos retidos às companhias aéreas, que não paga há sete meses, acumulando dividendos de 237 milhões de dólares (212 milhões de euros) que as transportadoras não conseguem repatriar.

Os dados constam de um comunicado da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) a que a agência noticiosa portuguesa Lusa teve acesso na sexta-feira, colocando Angola numa lista de países liderada pela Venezuela, com 3.180 milhões de dólares (16 meses sem transferir dividendos), seguida da Nigéria (591 milhões de dólares, sete meses), Sudão (360 milhões de dólares, quatro meses) e Egito (291 milhões de dólares, quatro meses).

No mesmo comunicado, a IATA, que representa 264 companhias aéreas e 83 por cento do tráfego global, afirma que pediu aos governos “que respeitem os acordos internacionais que os obrigam a garantir que as companhias aéreas sejam capazes de repatriar as suas receitas”.

Angola enfrenta desde o final de 2014 uma crise financeira, económica e cambial decorrente da quebra com as receitas da exportação petrolífera e tem vindo a limitar o acesso a divisas.

Várias companhias, como a portuguesa TAP, já só aceitam pagamentos em moeda nacional exclusivamente para viagens que se iniciam em Luanda. A espanhola Ibéria, alegando redução de passageiros, deixou de voar para a capital angolana no final do mês de maio.

“A repatriação eficiente das receitas é fundamental para que as companhias aéreas sejam capazes de desempenhar seus papéis como um catalisador para a atividade económica. Não é razoável esperar que as companhias aéreas invistam e operem em países onde não podem coletar eficientemente o pagamento pelos seus serviços”, disse Tony Tyler, diretor-geral da IATA, citado no mesmo comunicado da associação.

Apesar de reconhecer tratar-se de um problema provocado particularmente pela quebra das receitas petrolíferas, Tony Tyler avisa os países com mais verbas retidas que é “do interesse de todos garantir que as companhias aéreas sejam pagas no prazo e com taxas de câmbio justas”.

“Uma coisa que todos os cinco países têm em comum é a necessidade urgente de conectividade aérea robusta que está sendo prejudicada pela dificuldade das companhias aéreas na repatriação de fundos. Conectividade forte é um facilitador económico e gera benefícios económicos e sociais consideráveis. Algo que economias em dificuldades precisam mais do que nunca”, afirma o diretor-geral da IATA.

1 COMENTÁRIO

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...