Iberia chega à Madeira e potencia posição do grupo IAG no arquipélago

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia espanhola Iberia iniciou no sábado, dia 4 de Julho, um serviço regular de passageiros para a ilha portuguesa da Madeira, no Oceano Atlântico, que terá na alta do Verão IATA três voos diretos do Aeroporto Adolfo Suaréz-Barajas/Madrid.

Os voos são feitos com equipamento Airbus A319 e A320, com capacidade para 141 e 171 passageiros, respectivamente. A opção, depende do movimento de reservas, explica a companhia, que está a prever uma excelente ocupação nos seus aviões para a ilha da Madeira, um destino de férias que se está a tornar muito popular nos últimos anos em Espanha.

A chegada da Iberia à Madeira traz mais uma companhia do Grupo IAG, o que poderá tornar esta entidade num dos melhores clientes do Aeroporto Internacional da Madeira. Já voam para a ilha, com voos regulares a British Airways e a Vueling, além da Iberia Regional/Air Nostrum, uma subsidiária da Iberia para voos em aeroportos provinciais espanhóis de menor movimento e também em rotas sazonais dedicadas ao transporte de turistas. Na rota Madrid-Madeira, durante o período IATA Verão, as companhias de bandeira espanhola do grupo IAG Airlines irão disponibilizar cerca de 12.000 lugares.

No dia 4 de Julho de 2015 um avião da Iberia chegou, pela primeira vez, ao Aeroporto Internacional da ilha da Madeira.

O movimento previsto para o Verão é muito interessante e a British continuará no Inverno com voos diretos de Londres, o que no final do ano irá somar um tráfego de muitos milhares de passageiros, o que deverá colocar o grupo IAG no terceiro lugar dos melhores clientes da ANA Aeroportos de Portugal na ilha. Presentemente a TAP Portugal tem o maior movimento no Aeroporto da Madeira, seguida pela companhia britânica de baixo custo EasyJet.

Com a nova operação da Iberia, o mercado espanhol vê a sua oferta para a Madeira reforçada com duas frequências semanais em Julho e nas duas primeiras semanas de Setembro (quarta-feira e sábado), sendo que no mês de Agosto a Iberia irá também operar à sexta-feira. De referir ainda que a Air Nostrum opera 3 frequências semanais entre Bilbao e a Madeira. A Vueling tem dois voos semanais de Madrid. A nova operação da Iberia permite opções muito interessantes, sobretudo para o longo curso, via Madrid, a cerca de 45 destinos da rede Iberia como Buenos Aires (Argentina), Cidade do México, Montevideo (Uruguai), Santiago do Chile, São Paulo (Brasil) e Caracas (Venezuela). Neste último país da América Latina vive uma comunidade de emigrantes madeirenses muito grande e esta nova ligação da Iberia, a manter-se no futuro, poderá ser útil a esses passageiros que actualmente sentem muitas dificuldades em deslocar-se em férias devido ao fato de algumas companhias europeias terem reduzido ou cancelado os seus voos para a Europa. A Iberia voa três vezes por semana entre Madrid e Caracas.

Iberia aero_Madeira 04JUL2015_C 900px.
Da esquerda para a direita: Duarte Ferreira, director do Aeroporto Internacional da Madeira; Manuela Barber, delegada da Iberia em Portugal; e Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura do Governo da Região Autónoma da Madeira, durante a conferência de imprensa que antecedeu a chegada do voo inaugural da companhia espanhola.

Antes da chegada do avião teve lugar uma cerimónia comemorativa nas instalações do Aeroporto Internacional da Madeira, em que esteve presente o secretário regional da Economia, do Turismo e da Cultura, Eduardo de Jesus, e outras entidades, e na qual foram evidenciados os benefícios para o turismo e para a economia da Região Autónoma da Madeira, dos novos voos da Iberia, uma companhia prestigiada que acrescenta valor ao aeroporto e esbate os constrangimentos de acessibilidade que sempre se verificam nos territórios insulares. A economia da Madeira depende em cerca de 25% do turismo e a presença de uma companhia internacional como a Iberia é sempre relevante e animador para todo o sector, disse Eduardo de Jesus.

Manuela Barber, delegada da Iberia em Portugal, manifestou também a sua satisfação por a companhia estar a voar regularmente para a ilha da Madeira, e esclareceu que uma eventual continuidade da rota, depois de 9 de Setembro, terá muito a ver com as perspectivas de fluxos de tráfego, sobretudo do exterior do arquipélago que possam tornar interessante a continuidade da rota durante a chamada temporada de Inverno IATA. Uma decisão que caberá à companhia em Madrid, de acordo com o comportamento da procura.

Durante o corrente ano de 2015 a Iberia disponibiliza para os aeroportos portugueses 711.000 lugares, estando no final de Junho a ocupação dos lugares nos voos da Iberia para Portugal com um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2014, anunciou Manuela Barber. Aliás, as perspectivas para este Verão, tendo em conta os novos voos para Faro/Algarve e Funchal/Madeira é de que haja um aumento de 80% comparativamente com o mesmo período do ano passado.

Iberia aero_Madeira 04JUL2015_D 900px

Para assinalar esta nova operação, e dar as boas vindas à Iberia, o Aeroporto do Madeira recebeu os passageiros à chegada do voo Inaugural oferecendo flores, vinho Madeira e um bolo comemorativo, que foi partido na gare de chegadas.

Iberia aero_Madeira 04JUL2015_E 900px

O primeiro voo da Iberia para a Madeira teve como comandante Pedro Ruiz. Voa profissionalmente há 25 anos, que completa neste mês de Julho, e é comandante da companhia espanhola desde há vários anos. Disse ao ‘NewsAvia’ que esta foi a sua primeira vez na Madeira, onde espera vir a aterrar várias vezes na sua carreira. Para pousar neste aeroporto os comandantes das aeronaves comerciais têm de sujeitar-se a um treinamento específico, em simulador, devido às frequentes mudanças da direcção dos ventos na área do aeroporto, implantado por debaixo de uma zona montanhosa, junto do mar. A Iberia preparou uma equipa de 20 comandantes que estão certificados para pousar na ilha da Madeira.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...