Ilha de Santa Maria (Açores) recebe cimeira internacional sobre o Espaço

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A segunda edição da cimeira sobre o Espaço ‘New Space Atlantic Summit’ principiou nesta sexta-feira, dia 21 de junho, e decorre até sábado, dia 22, na ilha de Santa Maria, uma das nove ilhas habitadas do arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte, sob jurisdição portuguesa. 

Trata-se de uma iniciativa organizada pela recém-criada agência espacial portuguesa ‘Portugal Space’, em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Centro de Investigação Internacional para o Atlântico (AIR Centre) e a Agência Espacial Europeia (ESA) e decorre numa ilha que foi escolhida para ali ser construída uma base espacial para lançamento de microssatélites.

O evento inicia-se com uma visita a Malbusca, a zona da ilha de Santa Maria para onde é apontada a construção e a operacionalização da pequena base espacial portuguesa, para lançamento de microssatélites a partir de 2021.

O consórcio vencedor da empreitada, que terá de integrar empresas aeroespaciais portuguesas, só será conhecido no final deste ano, disse à agência de notícias portuguesa ‘Lusa’ o ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

O calendário inicial apontava para abril ou maio a definição do contrato para a construção e a operacionalização do porto espacial, mas o aviso do concurso, lançado pelo Governo Regional dos Açores, dono da obra, foi publicado em 26 de março, com o prazo para a qualificação das candidaturas a terminar em finais de julho.

Numa fase anterior, de auscultação de potenciais interessados, e que partiu da iniciativa do Governo central, ficaram pré-selecionados cinco consórcios.

No sábado, último dia da ‘New Space Atlantic Summit’, irão decorrer sessões temáticas dedicadas ao mercado espacial emergente e ao programa de lançamento de satélites nos Açores, bem como às aplicações da observação da Terra por satélite, nomeadamente na navegação marítima autónoma, na regulação do tráfego aéreo e nas energias limpas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...