A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) adjudicou à multinacional tecnológica Indra, empresa de matriz espanhola, um contrato no valor total de 244,3 milhões de dólares, caso se levem a cabo todas as opções detalhadas no mesmo, para renovar parte do seu sistema de comunicações terra-ar, chave para a gestão do tráfego aéreo no país, substituindo os seus sistemas de rádio analógico (UHF e VHF) por equipamentos de rádio digital com capacidade de operação analógica e VoIP.
Este contrato, gana em concurso, no qual participaram três destacadas empresas, posiciona a Indra como líder global em radiocomunicações para ATM, com uma quota de mercado de cerca de 50%.
A empresa prevê o fabrico de cerca de 46 mil novos dispositivos de rádio nas suas instalações em Overland Park, Kansas (EUA), para onde irá transferir a produção da sua tecnologia de rádio ‘Park Air’ para o mercado dos Estados Unidos da América. Adicionalmente ao desenvolvimento dos equipamentos, o contrato inclui a produção, teste e qualificação dos rádios, além da garantia de 10 anos para os equipamentos.
Os sistemas de rádio digital da Indra estão equipados com tecnologia IP para permitir a comunicação de voz e dados através de uma rede segura (VoIP), o que permitirá as comunicações terra-ar entre pilotos e controladores de tráfego aéreo nos aeroportos Americanos. A tecnologia da Indra irá ajudar a reforçar a segurança, eficiência e resiliência do sistema de controlo de tráfego aéreo do país.
Somar capacidades para liderar o céu
“Este contrato constitui mais um passo na nossa estratégia de crescimento nos Estados Unidos, que faz parte do nosso plano ‘Leading the Future’ para expandir a nossa liderança global em ATM. Fundamental para o alcançarmos tem sido a colaboração da nossa filial nos Estados Unidos com o Centro de Excelência para rádios da Indra no Reino Unido ‘Park Air’, reconhecido pela sua liderança e vasta experiência no desenvolvimento de sistemas avançados de comunicações, que terá agora um novo centro de produção no Kansas”, afirma Javier Ruano, diretor de ATM na Indra.
Com este projeto, a Indra reforçará também a sua relação com a FAA, que recentemente incluiu a tecnologia Surface Awareness Initiative (SAI) da empresa na sua lista de produtos qualificados para a vigilância e monitorização de aeronaves de superfície. A FAA poderá adquirir esta tecnologia para qualquer um dos 450 aeroportos com torres de controlo do país.
Além da FAA, a Indra conta com clientes no mercado dos EUA, como a Força Aérea dos EUA e a Marinha dos EUA.
A Indra equipou mais de 11.000 instalações de tráfego aéreo em todo o mundo e é uma das poucas empresas, a nível mundial, com um portfólio de soluções de última geração capazes de gerir um voo de porta a porta, da descolagem ao destino, enquanto a sua tecnologia garante a segurança de 85% dos passageiros que voam todos os dias, no mundo, tornando-se um dos líderes globais do setor. Forneceu sistemas de comunicações civis e militares da ‘Park Air’ para clientes em mais de 100 países.
Sobre o Grupo Indra
O Grupo Indra é uma holding que promove o progresso tecnológico, que inclui a Indra, empresa global em defesa, tráfego aéreo e espaço; e a Minsait, líder em transformação digital e tecnologias da informação em Espanha e na América Latina. O grupo impulsiona um futuro mais seguro e conectado através de soluções inovadoras, relações de confiança e o melhor talento. A sustentabilidade faz parte da sua estratégia e cultura, com o objetivo de responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No final de 2023, o Grupo Indra tinha um volume de negócios de 4.343 milhões de euros, mais de 57.000 colaboradores, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.