Jataí (Goiás) terá novo aeroporto para receber aviões comerciais de médio curso

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Brasil aproveitará o projecto de construção elaborado pela prefeitura para a construção do novo aeroporto na cidade de Jataí (Estado de Goiás), localizada a 315 km da cidade de Goiânia, capital estadual. O aeródromo foi contemplado pelo ‘Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, do Governo Federal’, mas já teve as obras iniciadas pelo governo municipal, que antes da inclusão no programa havia planeado o empreendimento.

“Pegaremos as informações do projecto da prefeitura e adaptaremos, conforme os cenários desenvolvidos pelas projectistas do Programa”, anunciou o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco, durante encontro com o deputado federal goiano Leandro Vilela realizado nesta quarta-feira, dia 18 de Junho, na cidade de Brasília (DF).

Para Moreira Franco, aproveitar o projecto em andamento optimizará os gastos das obras: “Se a prefeitura tem condições de terminar a pista até o fim do ano, já que o serviço de terraplanagem já está sendo feito, que termine.

Assim cuidaremos das outras necessidades, como terminal de passageiros, instrumentos de navegação e secção contra incêndios”.

A área do novo aeroporto de Jataí possui 1,4 milhão de metros quadrados e fica próxima à BR-060, distante 11 quilómetros da cidade. A terraplanagem realizada no local possui grau de resistência alto, o que permitirá intenso transporte aéreo de cargas.

Jataí possui 120 mil habitantes e o novo aeroporto poderá atender toda a região, que abrange cerca de 500 mil pessoas. Terá capacidade para acolher aviões de médio curso, tipo Airbus A320 ou Boeing 737.

O actual aeródromo, inaugurado em 1983, tem uma pista de aterragem em asfalto com 1.500 metros de extensão e iluminação, e recebe aviões de transporte regional e outros aparelhos de aviação ligeira e executiva.

 

  • Imagem da maqueta electrónica do novo aeroporto de Jataí, apresentada em Setembro do ano passado pela Prefeitura local. Curioso que na placa de estacionamento figuram duas aeronaves, ambas decoradas com as cores da companhia portuguesa TAP.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...