A Korean Air concluiu a aquisição da maioria do capital social da concorrente Asiana Airlines, quatro anos após ter anunciado a sua decisão, a 16 de novembro de 2020.
Assim, nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, a Korean Air adquiriu 131.578.947 ações recém-emitidas da Asiana Airlines, representando uma participação acionista de 63,88% e tornando a Asiana Airlines uma subsidiária da Korean Air.
A Asiana Airlines vai realizar uma assembleia geral extraordinária de acionistas no dia 16 de janeiro de 2025 para indicar novos administradores para integrar o novo conselho de administração que serão nomeados pela Korean Air.
A Korean Air planeia concluir a integração com a Asiana Airlines dentro de dois anos. A estratégia de integração inclui a otimização da rede através de horários de voos diversificados em rotas sobrepostas, expansão de serviços para novos destinos e maiores investimentos em segurança. A fusão visa reforçar a competitividade da indústria da aviação nacional, melhorar as capacidades do hub do Aeroporto de Incheon, que serve a cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, e expandir o alcance da rede global.
A integração prosseguirá sem reestruturação da força de trabalho. A organização combinada projeta um crescimento natural do pessoal através da expansão do negócio, com os colaboradores em funções sobrepostas a serem reatribuídos dentro da organização.
A aquisição representa um marco estratégico para a indústria da aviação sul-coreana. A Korean Air irá prosseguir a implementação de medidas para reforçar as capacidades de aviação do país e melhorar a sua posição competitiva no mercado global.