LAM – Linhas Aéreas de Moçambique recebe mais um DHC Dash 8-400

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique recebeu no passado domingo, dia 14 de março, um avião bimotor turboélice De Havilland Canada Dash 8-400, que está em processo de integração na sua frota.

A aeronave foi alugada à empresa de leasing dinamarquesa Nordic Aviation Capital (NAC), que confirmou o negócio e a chegada do aparelho a Maputo, capital da República de Moçambique. A NAC destacou que este é o primeiro de muitos negócios que espera fechar com a companhia moçambicana.

O avião, que ainda ostenta a matrícula dinamarquesa OY-YBA, descolou do Aeroporto da cidade de Bydgoszcz, na Polónia, no dia 12 de março, tendo feito escala em Atenas (Grécia), Cairo (Egito) Cartum (Sudão), Addis Abeba (Etiópia) e Dar-es-Salaam (Tanzânia) antes de aterrar em Maputo dois dias depois.

A LAM passa presentemente por uma situação muito complicada em termos de frota, com apenas dois aviões operacionais – o Boeing 737-700, registo C9-BAQ, e o Dash 8-400, matrícula C9-AUZ – o que cria alguns constrangimentos na operação da companhia que tem de ligar um território tão extenso e diversificado como é Moçambique.

A companhia tem mais um Boeing 737-700, matrícula C9-BAR, que se encontra inoperacional desde o passado dia 26 de fevereiro, depois de ter sofrido um incidente no Aeroporto de Quelimane, onde saiu da pista para uma zona de terra após a aterragem (LINK notícia relacionada).

Outro avião Dash 8-400 que até há poucos meses esteve ao serviço da LAM/MEX também já abandonou a companhia no final do contrato de aluguer e os dois Embraer EMB 190AR (matrículas C9-EMA e C9-EMB) encontram-se parados num hangar no Aeroporto de Nairobi, no Quénia, também inoperacionais desde há mais de um ano (LINK notícia relacionada).

A chegada do novo avião, MSN 4175, com 13,6 anos de serviço, vem aumentar a capacidade da LAM e, nomeadamente, responder aos compromissos assumidos recentemente pela companhia com o consórcio que explora a plataforma de extração de gás liquefeito, liderado pela TOTAL, no norte de Moçambique (LINK notícia relacionada).

 

  • Notícia corrigida e atualizada às 15h30 UTC de 17 de março de 2021

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...