Bem-vindo, !|Sair

LAN Cargo coopera na reciclagem de papel recolhido na Ilha de Páscoa

A LAN Cargo e os responsáveis municipais da Ilha de Páscoa assinaram um importante convénio que estabelece o transporte de fardos de papel para o continente para reciclagem e reutilização.

O convénio prevê – por parte da LAN Cargo – o transporte de 12 fardos de papel, de seis toneladas em média, por semana entre a Ilha e Santiago do Chile, distribuídos nos voos das quartas e sextas-feiras. Ao chegarem ao continente, os fardos são retirados por uma empresa de reciclagem que se encarrega de prosseguir à reutilização.

A companhia tem trabalhado desde Março deste ano em conjunto com a Prefeitura de Ilha de Páscoa e a Fábrica de Reciclagem de Orito. “Com essa iniciativa, a LAN Cargo materializa sua constante preocupação com as regiões mais afastadas do país, realizando ações em estreita colaboração e em coordenação com as autoridades locais. Até hoje, já transportámos mais de 95 toneladas de papel entre a Ilha de Páscoa e Santiago do Chile. Assim, contribuímos para a sustentabilidade do programa de reciclagem implantado pela Prefeitura de Ilha de Páscoa. Esperamos encerrar 2014 com o transporte de 350 toneladas de papel”, garante Luis Castellani, Gerente Comercial de Carga Doméstica da LAN Cargo.

“Temos um grande comprometimento com a comunidade de Ilha de Páscoa e esperamos com essa ação ajudar a preservar o entorno e contribuir para a melhora da qualidade de vida dos seus habitantes”, garante Luis Castellani, Gerente Comercial de Carga Doméstica da LAN Cargo.

Pablo Badenier, responsável por Meio Ambiente da usina de reciclagem de Orito, destacou o papel do município no tema reciclagem, já que devido às particularidades da Ilha e à limitação da vida útil dos aterros sanitários, é essencial trabalhar em políticas de redução de resíduos e fortalecer as alianças público-privadas, como essa com a empresa LAN Cargo, em termos de sustentabilidade.

Em relação ao marco legal das iniciativas ligadas à reciclagem, Badenier destacou que “encontra-se em trâmite no parlamento a lei de fomento à reciclagem, que permitirá aumentar o volume de resíduos reciclados, gerando economia de energia e de matérias-primas em diversos processos produtivos”.

O convénio insere-se no contexto de um dos programas de responsabilidade social da LAN Cargo, que tem por objetivo apoiar as regiões mais isoladas do Chile.

A LAN Cargo chegou pela primeira vez à Ilha de Páscoa há 47 anos e desde então é a única companhia aérea a operar voos diários para o local. As características geográficas do destino tornam essa uma das rotas de mais difícil operação. O aeroporto mais próximo está localizado a quase quatro mil quilómetros de distância, o que torna a Ilha o local mais distante de um continente no mundo.

As negociações que conduziram à assinatura do convénio foram lideradas pelo ministro chileno do Meio Ambiente, Pablo Badenier; pelo prefeito de Ilha de Páscoa, Pedro Edmunds; e pelo Gerente Comercial de Carga Doméstica da LAN Cargo, Luis Castellani, com o apoio de outras autoridades da ilha.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica