LATAM Airlines apresenta Plano de Reorganização e de recuperação financeira

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Grupo LATAM Airlines e as suas afiliadas no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Estados Unidos anunciaram na passada sexta-feira, dia 27 de novembro, a apresentação de um Plano de Reorganização, que descreve a forma como o grupo irá sair do ‘Capítulo 11’ (situação de proteção a credores, enquanto uma empresa se reestrutura financeiramente, aceite e ordenada por um Tribunal de Comércio), em conformidade com as legislações norte-americana e chilena.

O Plano é acompanhado por um Acordo de Apoio à Reestruturação (RSA, na sigla em inglês) com o Grupo Ad Hoc de Credores da Matriz, que é o maior grupo de credores sem garantia nestes casos do ‘Capítulo 11’, e certos acionistas da LATAM.

O RSA regista o acordo e o apoio entre a LATAM e os referidos detentores de mais de 70% das reclamações sem garantias da matriz, os detentores de aproximadamente 48% dos títulos nos EUA datados em 2024 e 2026, e os acionistas diretos detendo mais de 50% das ações ordinárias, sujeito à execução de documentação definitiva pelas partes e obtenção de aprovações corporativas destes acionistas. Assim como têm feito ao longo de todo o processo, todas as empresas do grupo seguem operando de acordo com as condições de viagens e demanda permitidas.

“Os últimos dois anos foram marcados por dificuldades em todo o mundo: perdemos amigos e familiares, colegas e entes queridos. Assim enfrentamos a maior crise da aviação que, na prática, paralisou o setor aéreo. Apesar do nosso processo ainda não ter terminado, alcançamos um marco fundamental no caminho para um futuro financeiro mais sólido”, aponta Roberto Alvo, presidente executivo do Grupo LATAM Airlines. “Agradecemos a quem participou do processo de mediação robusto para chegarmos a este resultado, que inclui de maneira considerável todas as partes interessadas e apresenta uma estrutura ajustada às legislações norte-americana e chilena. A injeção significativa de capital novo no nosso negócio é uma prova do apoio e confiança nas nossas perspectivas de longo prazo. Agradecemos imensamente aos esforços da excepcional equipa da LATAM, que tem superado as incertezas dos últimos dois anos e permitido que o nosso negócio siga operando e que possamos continuar atendendo aos nossos clientes da melhor maneira possível”.

 

Visão geral do plano

O Plano propõe uma injeção de 8,19 mil milhões (bilhões no Brasil) de dólares no grupo por meio de uma combinação de capital novo, títulos conversíveis e dívida, que permitirá ao grupo sair do ‘Capítulo 11’ com a capitalização adequada para executar o seu plano de negócios. Após a saída, a LATAM deverá ter uma dívida total de aproximadamente 7,26 mil milhões (bilhões no Brasil) e liquidez de aproximadamente 2,67 mil milhões de dólares.

O Grupo determinou que esse é um nível de endividamento conservador e uma liquidez adequada em um período de incerteza contínua para a aviação mundial, que permitirá um melhor posicionamento do grupo para futuras operações.

 

Sobre o Grupo LATAM Airlines

A LATAM Airlines identifica o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe.

O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 11 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023. Operam na malha aérea do grupo LATAM e também em rotas internacionais que são usadas exclusivamente para o transporte de produtos. Oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de proteção para atender a todas as necessidades do cliente.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...