A LATAM liderou em maio deste ano o setor aéreo brasileiro, de acordo com os dados consolidados divulgados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta sexta-feira, dia 23 de junho. A companhia alcançou no mês a maior participação (em RPK) do mercado doméstico (37,11%) e internacional (21,99%) no Brasil. O índice medido pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilómetro transportados pela empresa sobre todos os passageiros por quilómetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
A LATAM registou ainda em maio um crescimento de 27% no seu número de passageiros domésticos no Brasil em relação ao mesmo mês de 2022. Ao todo, a companhia transportou 2,6 milhões de pessoas em voos nacionais no País no último mês, superando os 2 milhões registrados no mesmo período do ano passado.
LATAM escala 55 aeroportos em território brasileiro
Mais eficiente e competitiva, a LATAM voa atualmente para o seu recorde de 55 destinos no Brasil, tendo aberto pelo menos 11 novos destinos com voos próprios no País desde 2021. São eles: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Além disso, ampliou em 2023 o seu acordo de code-share com a Voepass.
No mercado internacional, a LATAM é a companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo e o mundo com o Brasil, respondendo atualmente por mais de 60% dos passageiros de voos internacionais no Brasil, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
A LATAM voa do Brasil para 21 destinos internacionais diretos (em 28 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, exceto Ásia. Ainda em 2023, iniciará as rotas Foz do Iguaçu-Lima, Belo Horizonte-Santiago, Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Lima-Atlanta, Guarulhos-Joanesburgo e Guarulhos-Los Angeles.
Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC. A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e três milhões no internacional. São 700 voos por dia em média no País, sendo 650 operações domésticas e 50 internacionais.