LATAM retoma receção dos novos Airbus A320neo após três anos de interregno

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O grupo LATAM prepara-se para receber na última semana de junho deste ano o primeiro Airbus A320neo (matrícula PR-XBI) a ser entregue à companhia desde o início da pandemia de covid-19. Este será o sétimo avião do modelo na frota da LATAM no Brasil e o 14º do Grupo LATAM, num momento de retomado setor aéreo e de crescente busca por viagens. A última aeronave nova de fábrica havia sido entregue pela Airbus à companhia em dezembro de 2019.

“A incorporação de mais uma aeronave A320neo pela LATAM está totalmente alinhada com a estratégia de ampliar a nossa eficiência e competitividade. Essa aeronave conta com motores de última geração, sharklets e uma cabina inovadora, sendo o avião de corredor único mais cómodo, de baixo consumo de combustível e respeitoso com o meio ambiente”, destaca Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.

 

A nova aeronave da LATAM Brasil, que virá da fábrica da Airbus em Toulouse (França) e deve aterrar no Aeroporto de Fortaleza (Estado do Ceará, norte do Brasil) no final deste mês, é uma das 70 unidades da família A320neo encomendadas pelo grupo LATAM à construtora europeia para modernização e aumento de eficiência da sua frota. A estratégia está totalmente alinhada com o compromisso da LATAM com a Sustentabilidade. Atualmente, o grupo procura compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.

O A320neo ajudará nesse compromisso porque tem motores mais eficientes, melhorias aerodinâmicas e tecnologias que proporcionam um consumo de combustível 20% menor, com redução de 50% nas emissões de óxido de nitrogénio e de 50% na poluição sonora. A aeronave também é equipada com um software que reduz em mais de 60 mil toneladas a emissão anual de C02 ao otimizar a sua trajetória de aproximação e aterragem.

As aeronaves Airbus A320 mais antigas da LATAM, que chegaram ao fim do seu ciclo de vida no grupo, são vendidas ou passam por um processo de desmontagem das peças.

Atualmente, o grupo LATAM possui uma frota de 299 aeronaves da Boeing (modelos 767, 777 e 787) e da Airbus (modelos A321, A320, A320neo e A319). Além disso, as companhias LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil também contam com uma frota conjunta de 14 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023.

No Brasil, a frota da LATAM atualmente é composta por 131 aeronaves da Airbus (modelos A319, A320 e A321) e da Boeing (modelos 767, 777 e 787).

 

  • Na imagem de abertura vemos o primeiro Airbus A320neo que foi entregue à LATAM Brasil, em setembro de 2016. Foi a primeira companhia da América do Sul a integrar este tipo de aeronave na sua frota.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos tripulantes da TACV/Cabo Verde Airlines afetará apenas os voos internacionais

A TACV Cabo Verde Airlines informou nesta quarta-feira, dia...

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...