Let-41 despista-se no aeroporto mais perigoso do mundo – Três mortos – Com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião de transporte de passageiros Let L-41 UPV-E20 Turbolet, matrícula 9N-AMH, da companhia nepalesa Summit Air despistou-se na manhã deste domingo, dia 14 de abril, quando estava a descolar do Aeroporto de Lukla (também conhecido por Aeroporto Tenzing-Hillary), no Nepal, considerado o aeroporto com atividade comercial mais perigoso do mundo.

Segundo as notícias conhecidas, recolhidas junto de diversos informadores pela imprensa do Nepal e pelos correspondentes estrangeiros em Katamandu, capital do país, o avião bimotor, que tem capacidade para transportar até 19 passageiros e cerca de 1.800 quilogramas de carga, estava a descolar apenas com a tripulação, dois pilotos e um tripulante de cabina, num voo de regresso à base (viagem de reposicionamento ou ferry, como se denomina em linguagem internacional). Por circunstâncias que se desconhecem, o avião desviou-se do centro da pista e despistou-se para o lado direito, onde está situado o heliporto, embatendo com grande violência num helicóptero da companhia ‘Manang Air’, e atingindo ainda outro da empresa ‘Shree Airlines’, que e encontravam estacionados.

O acidente verificou-se pelas 09h10 locais (05h45 UTC). Desconhecem-se as condições meteorológicas no local no momento do desastre, mas fontes aeroportuárias afastam a hipótese do tempo ter influenciado a corrida do avião no momento de aceleração. O trágico evento provocou a morte do co-piloto do Let L-41, de um graduado da polícia local que se encontrava junto dos helicópteros e de mais um homem apanhado junto dos aparelhos pousados, que não foi identificado. Há dois feridos graves hospitalizados, sendo um deles o comandante do avião da Summit Air.

O Aeroporto de Lukla é considerado o aeroporto mais perigoso do mundo, devido ao facto de ter uma extensão de apenas 527 metros, piso em asfalto irregular e por estar, com muita frequência, coberto por intensos nevoeiros e com abundantes níveis de pluviosidade na zona. Além do mais, e isso torna ainda mais especial este aeroporto, a pista de serviço tem apenas um acesso, que dá para um profundo vale entre montanhas. Na outra cabeceira da pista há prédios e uma paredão de rocha que não permite um eventual ‘borrego’ (arremetida) do avião. Mesmo assim, com estas características, trata-se de um aeroporto muito movimentado, sendo considerado a melhor porta para chegar ao Monte Evereste, por estar situado numa altitude de 2.845 metros. O aeroporto tem um movimento anual de pouco mais de 70 mil passageiros e um total de cerca de 10 mil aterragens e igual número descolagens.

Já aconteceram diversos acidentes e incidentes neste aeroporto. O mais recente foi em maio de 2017 quando também um Let L-41 (matrícula 9N-AXY), que se dirigia para Lukla, embateu na montanha a cerca de 400 metros do aeroporto, devido ao nevoeiro intenso. A companhia nesse tempo chamava-se ‘Goma Air’. Mudou o nome para ‘Summit Air’, precisamente a companhia do avião que se despistou neste domingo. Uma mudança para evitar o relacionamento com uma história de sinistralidade nada abonatória da sua reputação comercial, e entre uma polémica espoletada pelo facto da empresa estar a obrigar os pilotos a demasiadas horas de trabalho. A tripulação que fazia esse fatídico voo em maio de 2017 preparava-se para a sua quinta aterragem nesse dia.

  • As fotos que reproduzimos foram publicadas na página de TWITTER do jornal ‘Kathmandu Post’ (@kathmandupost) e o vídeo está disponível no canal YouTube na página da ‘PahiloPost TV’. O vídeo, reproduzido das câmaras de segurança do aeroporto, mostra o momento do acidente.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...