Lourenço de Oliveira, diretor-executivo da Aero Díli, reuniu-se na semana passada com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, no Palácio do Governo da República de Timor-Leste, na cidade de Díli, onde conversaram sobre o setor da aviação civil nacional, nomeadamente sobre o papel e desempenho da companhia aérea do País, em funcionamento desde o ano passado com voos regulares para o estrangeiro.
Durante a reunião, Lourenço de Oliveira apresentou os planos de desenvolvimento da Aero Díli e destacou os desafios que a empresa enfrenta no mercado atual.
O ministro Agio Pereira salientou a importância do setor da aviação civil para a conectividade de Timor-Leste com o resto do mundo e para o desenvolvimento económico do país, especialmente nos setores do turismo, comércio e negócios, refere uma nota de imprensa divulgada pelo departamento governamental.
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros reafirmou ainda o compromisso do Governo em melhorar as infraestruturas aeroportuárias e apoiar o desenvolvimento do setor, conforme delineado no Programa do IX Governo, com vista a melhorar a conectividade nacional e também assegurar que o setor da aviação civil contribua de forma significativa para o desenvolvimento económico do país.
A Aero Díli foi fundada em junho de 2018. Primeiro trabalhou com aviões pequenos em voos no interior de Timor-Leste. Em 2023 obteve o Certificado de Operador Aéreo (COA) e passou a operar um Airbus A320 com capacidade para transportar até 162 passageiros, que chegou a Díli em março desse ano. No mês de maio realizou o seu primeiro voo regular internacional entre o Aeroporto internacional Presidente Nicolau Lobato, em Díli, e o aeroporto de Denpasar/Bali, na Indonésia. Em fevereiro do corrente ano iniciou outra rota regular para Singapura.
A companhia aérea pretende lançar-se no último trimestre deste ano nas rotas para a Austrália, país onde vivem muitos timorenses e que mantém laços comerciais e de interesse mútuo com a República de Timor-Leste. Os planos já foram divulgados e deverão ter estado na mesa da reunião de trabalho entre o ministro Agio Pereira e dono e diretor da Aero Díli, Lourenço Oliveira. A companhia deverá iniciar os voos diretos de Díli para Darwin e para Melbourne, na primeira semana de outubro deste ano.