Luanda esclarece: TAAG mantém-se como companhia de bandeira de Angola

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, garantiu nesta quinta-feira, dia 3 de Outubro, em Luanda, que o acordo rubricado terça-feira, dia 30 de Setembro, com a Emirates cinge-se exclusivamente à gestão da companhia, o que permite a transportadora angolana manter o estatuto de companhia nacional de bandeira, noticia a agência Angop.

O acordo terá a duração é de dez anos, mas o aspecto legal de constituição da companhia não foi alterado. A TAAG mantém-se, também, como empresa pública e de direito angolano, afirmou o ministro, quando falava à imprensa no final da 16ª sessão ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros. O que estamos a fazer, esclareceu, “é conferir competências, boas práticas de gestão, tecnologia e know how”.

O ministro dos Transportes assegurou que não está previsto, no quadro do entendimento, despedimento de funcionários. O acordo prevê formação, potenciação dos gestores e técnicos na academia da Emirates. Poderá haver uma reconversão de alguns trabalhadores para outras áreas do sector aéreo e, eventualmente, oferecer condições de protecção para aqueles que estão em idade de reforma, admitiu o governante.

O acordo é parte de uma estratégia para tornar a companhia numa referência na região e no mundo, isso aliado ao papel que o país joga no quadro de crescimento económico de África, considerou o ministro dos Transportes de Angola.

 

Nova infra-estrutura aeroportuária de Luanda com o apoio da Emirates

Augusto da Silva Tomás associou a assinatura do acordo à construção do novo aeroporto internacional de Luanda, na localidade do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, referindo que o apoio da Emirates vai permitir potenciar e rentabilizar a infra-estrutura.

O novo aeroporto deverá servir de placa giratória na ligação entre a África do Norte, Central, Sul, Austral, a região dos Grandes Lagos, bem como o sul da Europa e Ásia.

Disse que o primeiro passo para aplicação da convenção está cumprido, que é a aprovação desse instrumento jurídico pela Comissão Económica do Conselho de Ministros. “Brevemente vem a Luanda uma equipa técnica da Emirates para o levantamento e diagnóstico da TAAG”.

 

Novo Conselho de Administração da TAAG será nomeado em breve

O governante realçou que em paralelo com a vista da missão técnica da Emirates vão ser indicados os administradores não executivos pela TAAG, com do aval do governo angolano.

Informou que, posteriormente, vai ser elaborado um plano estratégico de negócios e traçado um cronograma que definirá as etapas do processo. Afirmou que a execução do acordo já está em curso.

A parceria entre as duas companhias é o culminar de um processo que já vem há 18 meses, durante o qual equipas da Emirates mantiveram contactos a TAAG, Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana) e o Instituto Nacional da Aviação Civil (Inavic), cujos responsáveis estiveram também no Dubai na assinatura do acordo entre o Governo de Angola e o Grupo Emirates.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...