Lufthansa confirma interesse em entrar no capital da ITA Airways

O grupo aéreo alemão Lufthansa apresentou ao Governo italiano uma proposta para entrar no capital da ITA Airways, companhia de bandeira nacional criada para substituir a Alitalia, com uma participação minoritária, numa primeira fase.

“O primeiro passo é adquirir uma participação minoritária e acordar opções de compra das partes remanescentes em data posterior”, afirmou o grupo em comunicado, distribuído na quarta-feira, dia 18 de janeiro, em Roma, após meses de negociações.

O grupo aéreo alemão não precisou a participação que pretende ter na companhia pública italiana, que nasceu em 2021 após a extinção da Alitalia. O Governo está a tentar vendê-la há um ano.

Segundo a imprensa italiana, a Lufthansa quer uma participação de 40%, avaliada em cerca de 300 milhões de euros.

Pouco antes da divulgação do comunicado da Lufthansa, a Air France-KLM, membro de um consórcio escolhido pelo anterior Governo italiano para negociações sobre a privatização da ITA, tinha anunciado que desistiu de apresentar uma oferta, deixando o grupo alemão sozinho no processo.

Com a aquisição de uma participação minoritária na ITA, a Lufthansa deverá assumir o controlo da sucessora da Alitalia, embora o Estado italiano mantenha o direito de escrutínio das decisões estratégicas.

A Lufthansa teve já duas tentativas fracassadas de entrar no capital da Alitalia em 2009 e 2019.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica