Luxair aumenta número de voos semanais para as ilhas de Cabo Verde

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Luxair, companhia aérea de bandeira do Luxemburgo, país europeu com quem a República de Cabo Verde tem excelentes relações políticas e de cooperação, vai passar a voar para a Cidade da Praia, na ilha de Santiago, e aumentar os voos semanais para as ilhas do Sal, São Vicente e Boa Vista, a partir do final deste ano.

As boas notícias foram transmitidas na semana passada ao Presidente da República, José Maria Neves, na recente visita à Europa, na qual voltou a assinar diversos acordos de cooperação com o Grã-Ducado do Luxemburgo, um dos mais pequenos países europeus, onde vive uma assinalável colónia lusófona, com realce para os portugueses e cabo-verdianos.

“Tive um encontro com a companhia aérea de Luxemburgo, a Luxair, que me disse que vai aumentar os voos para Cabo Verde e a partir do final do ano teremos quatro voos semanais para São Vicente, dois para o Sal, dois voos para Boa Vista e teremos o início de voos para a Praia”, disse o Presidente José Maria Neves.

Neste momento, a Luxair tem dois voos semanais para Cabo Verde, sendo um para a ilha do Sal e um para a Boa Vista e, de forma sazonal, para a ilha de São Vicente. A companhia está a modernizar e a ampliar a sua frota, o que lhe permitirá expandir a sua rede de voos.

Para José Maria Neves, há uma “dinâmica” muito grande nesta parceria entre os dois países e agora estão a ser alargadas para novos atores, como empresas e Organizações Não Governamentais (ONG), assim como “acelerar” as relações entre os municípios e universidades, para que também a sociedade civil possa viver esse novo momento de relacionamento entre Luxemburgo e Cabo Verde.

“Na área da transição digital, ciber-segurança, na área de instrumentos financeiros há todo um conjunto de iniciativas extremamente interessantes para o reforço da cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo, mas sobretudo para apoiar start up e o sector privado na busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento de negócios”, frisou o Chefe de Estado cabo-verdiano.

De acordo com José Maria Neves, neste momento, nas parcerias internacionais estão a emergir novos atores, porque já não é só o Estado, considerando que é bom pôr as sociedades civis de Cabo Verde e do Luxemburgo a falarem entre si e a criar novos espaços, lembrando que o Presidente da República “tem o direito de trazer essas novas áreas para que a cooperação e as relações entre os países não se restrinjam aos atos oficiais, protocolares ou às relações entre os governos”.

A visita do Presidente da República de Cabo Verde ao Luxemburgo acontece no momento em que os dois países celebram 30 anos de relações de cooperação, iniciadas nos finais da década de 1980, o que deu origem à assinatura do Acordo Bilateral Geral em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento na década de 1990.

 

  • Texto elaborado com base em notícias da INFORPRESS – Agência Cabo-Verdiana de Notícias

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...