Um aluno e instrutor do Aeroclube do Eldorado do Sul, não ganharam para o susto quando tiveram de declarar pane no motor, e efectuar um pouso de emergência, durante um voo de instrução aos comandos de um Piper PA-28-140 Cherokee , registo PT-JJM.
A aeronave descolou na manhã de ontem, 25 de Fevereiro, de Torres, no litoral do Estado do Rio Grande do Sul, e realizou a manobra de emergência numa das pistas do Hipódromo do Cristal na zona sul da cidade de Porto Alegre.
Um comandante da Sikorski Helicópteros Serviços Aéreos, que na altura sobrevoava o local, registou a declaração de emergência via rádio, e avisou em tempo real a ocorrência junto das autoridades competentes, acompanhando de seguida o pouso de emergência.
Na altura não haveria ninguém a utilizar a pista. Numa nota à imprensa o Aeroclube declarou que o pouso de emergência foi realizado de acordo com as normas. Assume que provavelmente a aeronave perdeu potência, e manifestou satisfação por ver que “os seus alunos estão preparados para realizar este tipo de manobras”, declarou uma funcionária do aeroclube.
Parabéns ao instrutor do vôo que certamente foi quem assumiu o comando da aeronave na situação. Nestes casos o aluno fica apenas com o apoio fonia.
Abraços.