O mau tempo, nomeadamente a queda de neve, afeta neste início desta semana o tráfego aéreo na Europa e nalguns aeroportos norte-americanos. O Aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, esteve encerrado durante a manhã e em vários aeroportos do Reino Unido há limitações, quer nos pousos, quer nas descolagens, pois a queda de neve está a impedir o normal funcionamento das estruturas aeroportuárias.
No Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, por exemplo, desde o domingo de manhã que estão a ser utilizados 170 camiões limpa-neves, a fim de permitir alguma fluidez de tráfego. Situação semelhante se passa na Holanda, no Aeroporto de Schiphol/Amesterdão, onde a neve continua a perturbar o movimento aéreo.
Em Portugal, na manhã desta segunda-feira apenas se registam limitações no Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo, onde já divergiram cinco aviões para aeroportos próximos, devido ao vento e chuva fortes. Uma situação preocupante dado que é a segunda-feira o dia da semana com maior movimento de aviões europeus, nomeadamente os que transportam turistas para a ilha portuguesa.
No fim-de-semana passado foram cancelados mais de dois mil voos em aeroportos da Europa e dos EUA, ficando também milhares de passageiros atrasados nesses aeroportos. As perspetivas de melhoria das condições climatéricas nos países da Europa e da América do Norte são pouco otimistas, segundo os boletins de previsão meteorológica.