As medidas implementadas pela NAV Portugal ao longo dos últimos anos permitiram reduzir o consumo anual de água da empresa em mais de 20%, uma redução que representa uma poupança de três milhões de litros de água a cada ano – o equivalente ao consumo diário de mais de 22 mil pessoas.
Consciente do importante papel que as empresas têm a desempenhar na resposta à emergência climática, a NAV Portugal tem reforçado o esforço na minimização dos impactos ambientais decorrentes da sua atividade. No Dia Mundial da Água, que se assinala nesta sexta-feira, dia 22 de março, tendo presente também que a depleção dos recursos hídricos é um dos principais desafios climáticos que afeta o nosso país, o destaque vai para o consumo de água.
Assim, e tendo como período de referência os últimos cinco anos, a NAV Portugal conseguiu passar de um consumo anual superior a 16 mil metros cúbicos registado em 2019 para os 12,9 mil metros cúbicos de água consumidos em 2023. Um corte de 21% que, em comparação com 2017, representa uma redução de 50% – o consumo médio da empresa rondou os 25 mil metros cúbicos entre 2010 e 2017.
Entre as medidas de maior impacto tomadas pela NAV Portugal para aumentar a eficiência da utilização de recursos hídricos, destacam-se a melhoria da gestão dos tempos de funcionamento da rega automática das áreas envolventes dos principais edifícios da empresa, a instalação de sensores de humidade nos sistemas de rega, que evitam o recurso a regas quando a humidade é suficiente para o efeito, e a redução do caudal das torneiras instaladas nas instalações da empresa. Para o futuro, está a ser analisada a substituição das espécies existentes em zonas jardinadas por espécies menos exigentes do ponto de vista hídrico, reabilitando assim os espaços exteriores de forma mais sustentável.
O empenho da NAV Portugal na promoção da eficiência não se tem cingido, porém, à questão da água, estando igualmente focado nos consumos de energia e na utilização de outros recursos. A aposta na eficiência energética das instalações, na eliminação do consumo de plásticos de uso único e na redução do consumo de papel, tem contribuído igualmente para a melhoria do desempenho ambiental da empresa.
A NAV Portugal é o prestador de serviços de navegação aérea no espaço aéreo sob responsabilidade de Portugal, que está dividido em duas regiões: A Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa, com 671.000 km2, abarcando Portugal Continental e o Arquipélago da Madeira; e a Região de Informação de Voo de Santa Maria, com 5,18 milhões de km2, que inclui uma vasta área do Oceano Atlântico Norte e o Arquipélago dos Açores.
A NAV conta com uma equipa de cerca de 1.000 técnicos altamente qualificados que asseguram a segurança de passageiros e aviões 24 horas por dia, 365 dias por ano. Além dos centros de controlo de tráfego aéreo de Lisboa e Santa Maria, a NAV gere as Torres de Controlo de Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Santa Maria, Ponta Delgada, Horta, Flores e Cascais.