Motor de A380 da Air France explode em voo – Seguiam mais de 500 pessoas a bordo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um Airbus A380 da Air France, que fazia na madrugada deste domingo, dia 10 de março, um voo regular (AF703) entre Abidjan, capital da Costa do Marfim, e o aeroporto de Paris/Charles de Gaulle, em França, foi obrigado a retornar ao aeroporto de partida, após uma avaria grave num dos motores do lado da asa esquerda, confirmou a companhia aérea francesa.

O avião aterrou em Abidjan cerca de uma hora depois da descolagem, tendo os mais de 500 passageiros sido desembarcados e alojados em hotéis daquela cidade africana, por conta da companhia aérea.

Segundo relatam as agências de notícias internacionais, alguns passageiros da aeronave, matrícula F-HPJC, ouviram uma explosão que abalou o aparelho, tendo o comandante reportado imediatamente que tinham sofrido uma pane num dos motores, pelo que regressariam imediatamente ao aeroporto de partida.

A foto é de autor desconhecido. Foi colocada nas redes sociais após o pouso do A380 da Air France em Abidjan. Mostra, superficialmente, os efeitos da explosão.

Baudelaire Mieu, jornalista da agência de notícias de economia ‘Bloomberg’, que seguia a bordo do A380 da Air France, disse à agência France Press (AFP) que viu uma bola de fogo sair de um dos motores do lado esquerdo da asa, junto da qual viajava, acompanhado por uma forte explosão. A partir daí criou-se algum pânico entre os passageiros, receosos do que poderia acontecer em seguida. O comandante e a tripulação procuraram tranquilizar os passageiros, dizendo que se tratava de uma avaria que tinha sido isolada, pois o avião ainda tinha três motores a funcionar de forma normal, e não corria perigo.

 

Mesmo assim, disse Baudelaire Mieu, muitos passageiros não escondiam o seu medo, pois sentia-se uma trepidação constante a bordo, sinal de que algo não corria bem, e muitos rezaram até à aterragem da aeronave, que decorreu normalmente. Na pista os serviços de socorro e bombeiros alinharam de prevenção, procedimento normal nestes casos.

 

Porta-voz da Air France diz que se trata de um incidente frequente e com o qual os pilotos sabem lidar bem

Em terra, o diretor da Air France-KLM para a África Ocidental, Jean-Luc Mevellec, disse à AFP que se tratou de um incidente técnico que acontece com alguma frequência em aviação e esclareceu que os pilotos estão bem treinados para lidar com este tipo de situações. “É como se o motor tivesse ingerido um pássaro, o que acontece normalmente na descolagem’, acrescentou Mevellec, procurando com isso uma comparação mais entendível.

O avião tinha levantado voo pelas 23h38 locais de sábado, dia 9 de março, de Abidjan com destino a Paris/CDG, onde deveria pousar pelas 06h45 locais (voo AF703). O incidente aconteceu já na madrugada deste domingo, quando o ‘Super Jumbo’ francês sobrevoava território do Niger.

A Air France deverá enviar na tarde deste domingo, dia 10 de março, um avião vazio para a Costa do Marfim, afim de levar os passageiros afetados pelo incidente. Segundo fontes aeroportuárias, em Abidjan,  o motor do avião deverá ser substituído antes do A380 retomar viagem para França, o que deverá acontecer, na melhor das hipóteses, apenas no final da semana que agora se iniciou.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...