Movimento no Aeroporto de Brasília cresceu 200% em 10 anos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Entre 2003 e 2013, o número de viajantes que embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, passou de 33 milhões para 113 milhões, o que significa um crescimento de 200%. Os números foram apontados pelo ministro-chefe da Aviação Civil do Brasil, Moreira Franco, anteontem, na cerimónia de inauguração do ‘Pier Sul’ daquela infra-estrutura aeroportuária, que foi presidida pela Presidente da República, Dilma Roussef.

A nova área inaugurada ficou pronta em 480 dias e custou 1,2 mil milhões de reais (387 milhões de euros), segundo a Inframerica, consórcio que gere o Aeroporto de Brasília. O ‘Pier Sul’ conta com 10 novas salas de embarque, acessos internos e entre salas com esteiras rolantes, sala VIP com 1.500 metros quadrados (a maior da América Latina) e novos restaurantes e estabelecimentos. Trata-se da primeira obra de expansão em aeroportos concedidos à iniciativa privada.

Moreira Franco contou que um viajante, ao desembarcar do primeiro voo na nova área em Brasília, surpreendeu-se: “Ele olhou para tudo isso – tamanho, qualidade, conforto e estética – e disse: ‘Nem parece que estou no Brasil!’ Mas na verdade, esse passageiro antecipou um novo tempo que a área aeroportuária viverá ao longo deste ano”.

“Hoje estamos dando o primeiro passo para uma mudança de patamar que vai garantir um futuro muito mais generoso ao cidadão brasileiro, com a melhora dos serviços e tratando o passageiro como cliente”, completou Moreira Franco.

A Presidente da República, Dilma Rousseff, compartilhou a opinião do ministro. Destacou que a escolha de conceder os principais aeroportos do Brasil foi acertada, exemplo disto é a finalização rápida e de qualidade da primeira etapa de obras em Brasília.

Dilma aproveitou para falar sobre a atenção que o Governo tem dado à aviação regional: “As cidades médias são as que mais crescem no país. O programa (de investimentos em aeroportos regionais) que vai ampliar ou construir 270 aeroportos regionais é essencial para que tenhamos de facto uma logística aeroportuária que atenda a todos os brasileiros”.

 

  • Texto e foto com base em press-release da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República do Brasil

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...