Para comemorar o Dia do Aviador, que ontem, dia 23 de Outubro, foi celebrado no Brasil, o Museu TAM promove no próximo sábado, dia 25, um evento para anunciar a incorporação de duas aeronaves ao seu acervo histórico. Trata-se do famoso motoplanador Ximango e do planador Colibri (nossa foto).
Aberta ao público, a solenidade ocorrerá na área externa do museu, localizado em São Carlos, em São Paulo, a partir da 11h00. Entre os convidados especiais, conta-se Gérard Moss, o primeiro piloto a dar a volta ao mundo em motoplanador em 2001. O feito histórico foi realizado a bordo do Ximango, que agora passará a ser exposto ao público e preservado no Museu TAM.
Produzido em fibra de vidro pela Aeromot, no Rio Grande do Sul, o Ximango possui boa velocidade e grande autonomia de voo. A oficina de restauração do museu efetuou alguns reparos, como a restauração de sua pintura original, substituição de algumas peças e ajustes de partes mecânicas. O procedimento levou aproximadamente três meses. Apesar de estar em plenas condições de voo, o avião não será mais utilizado devido a sua importância histórica.
“Estamos muito felizes com a chegada do Ximango. A aeronave, que já faz parte da história da aviação, é uma das peças mais raras do nosso acervo e uma das mais significativas aeronaves do Brasil”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.
Já o planador Colibri, cedido em comodato pelo Aeroclube de Bauru (SP) em Janeiro deste ano, foi construído no Brasil pelo engenheiro mecânico Hendrich Kurt, no fim da década de 1930. O modelo foi responsável por uma grande contribuição para o voo à vela no país. O exemplar que entra em exposição no Museu TAM foi totalmente restaurado por estagiários da instituição.
- Informação e foto do Museu da TAM- Linhas Aéreas