A NAV Portugal associou-se ao ‘Atlantic Spaceport Consortium’ (ASC), constituído por duas empresas do setor espacial português, para apoiar a realização de testes sobre a viabilidade comercial de instalar um Porto Espacial na ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores.
“A ilha de Santa Maria é um local privilegiado para o lançamento vertical de foguetes atmosféricos e suborbitais e, para apoiar os testes do ASC e, desta forma, apoiar o setor espacial português”, destaca a NAV numa notícia divulgada nesta semana através das redes sociais.
A entidade pública terá a responsabilidade de análise e definição das diretrizes a cumprir por cada lançamento para salvaguardar a segurança do espaço aéreo, coordenar a definição de áreas de exclusão, monitorizar e autorizar as atividades levadas a cabo pelo ASC no espaço aéreo, podendo, a qualquer momento impor restrições parciais ou totais aos lançamentos para razões de segurança.
“Esta parceria é um passo importante para a inovação no setor aeroespacial português. Estamos prontos para trabalhar em conjunto com o ASC para estabelecer operações seguras e eficientes em Santa Maria, garantindo a máxima segurança do espaço aéreo durante os testes”, refere Cristina Lima, administradora da NAV Portugal responsável pela Região Atlântica.
“Este projeto representa uma oportunidade única para a NAV Portugal contribuir para o desenvolvimento do setor espacial em Portugal, incentivando um salto que colocará os Açores na vanguarda dos lançamentos suborbitais e atmosféricos e potenciando o desenvolvimento económico na região”, acrescenta.