Bem-vindo, !|Sair

‘NOS Air Race Championship’ – uma corrida de características únicas em Portugal

Portugal vai receber na primeira semana de Julho uma competição aeronáutica única e nunca antes vista no nosso País. O ‘NOS Air Race Championship’ é um campeonato de corridas de aviões, com um novo conceito que tem como base as famosas ‘Reno Air Races’, que contam já com mais de 50 anos de existência nos Estados Unidos da América.

O anúncio foi feito esta manhã durante uma conferência de imprensa que decorreu no Aérodromo Municipal de Cascais em Tires, onde estiveram os organizadores e o presidente da Câmara Municipal de Cascais, autarquia que patrocina o evento que promete levar até à Baía de Cascais muitos milhares de portugueses.

O novo conceito, baseado no modelo de competição dos principais eventos motorizados, foi sancionado pela primeira vez por membros da ‘RARA – Reno Air Race Association’ que avaliaram este novo projecto, como tendo todas as características para se tornar uma competição aérea singular a nível mundial. Escolheram Portugal para realizar a primeira prova, pela inquestionável beleza da baía de Cascais e por reunir condições climatéricas de excepção, destacaram hoje os organizadores da corrida.

Para os próximos dias 4, 5 e 6 e Julho, sobre a Baía de Cascais, acontecerá “a corrida aérea mais emocionante e competitiva que Portugal já teve oportunidade de vivenciar”, garantem Nuno Molarinho e Sérgio Teixeira, dois pilotos portugueses que representam no nosso País a ‘ARC – Air Race Championship’, entidade que promove a corrida. “Com múltiplas aeronaves a voar simultaneamente e pilotadas por um grupo internacional de aviadores de elite, o NOS Air Race Championship é um evento que combina a competitividade, a audiência massiva, a localização privilegiada e um espectáculo emocionante”, explicaram.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O ‘NOS Air Race Championship’ alia o que têm de melhor as maiores provas a nível internacional, num evento ímpar, onde o som de aeronaves a voar a 350 Km/h e a 30 metros acima do nível do mar, superarão todas as expectativas, dando ao público a oportunidade de ver ao vivo uma corrida aérea que conjuga competição e acrobacia no mesmo espectáculo.

 

Uma competição única

A competição do ‘NOS Air Race Championship’ irá realizar-se sobre a Baía de Cascais e linha do Estoril, um dos locais premium em Portugal – pela sua excelente localização geográfica – assim como no ‘Paddock’, localizado no Aeródromo Municipal de Cascais, onde as aeronaves descolarão e regressarão após cada prova.

O ‘NOS Air Race Championship’ decorrerá perto da linha da costa, permitindo ao público uma visibilidade do espectáculo em larga escala e uma visão ilimitada em toda a sua extensão. O circuito contará com 6 ‘pylons’ insufláveis posicionados em jangadas que servirão de demarcação de volta, permitindo às aeronaves competir num traçado exclusivo e seleccionado.

Duas classes de aeronaves, cada uma com 8 pilotos internacionais, estarão em prova. Ao longo do fim-de-semana, após um conjunto de qualificações e super-qualificações, os concorrentes alinharão numa grelha de partida, ao estilo Reno, definida em função dos tempos previamente obtidos.

O dispositivo de segurança planeado para este evento abrange um alargado número de entidades, nomeadamente a Protecção Civil, PSP, Policia Municipal, Bombeiros e INEM que, fruto das centenas de milhares de pessoas que se esperam no concelho durante o fim-de-semana, enquadrou este plano de emergência ao nível distrital.

 

O Look Clássico com um bass sound único – Classe Vintage

O ‘NOS Air Race Championship’ terá em competição duas classes de aeronaves – a Vintage e a Extreme.

 

Classe Vintage – oito aviões Yak-50/52, fabricados em metal e alimentados por um motor radial Vedeneyev M14P de 360 cavalos, irão correr ao mesmo tempo.

Nesta primeira edição, na classe Vintage, estarão em prova os aviões Yak-52 e o Yak-50 (Як-52). Trata-se de um avião de treino primário de origem soviética, que voou pela primeira vez em 1976. O Yak-52 foi projectado originalmente para ser um avião de instrução de voo acrobático, que era utilizado simultaneamente por pilotos desportivos civis e pilotos militares.

Com sistemas de combustível e óleo invertidos, este avião permite voo invertido durante dois minutos ininterruptos. Com 998 Kg de peso, o Yak-52 é muito hábil, sendo muito utilizado em competição acrobática internacional ao nível mais avançado.

 

Classe Extreme – Nesta classe, o nome designa a natureza dos aviões que nela competem. Rápidas e evoluídas, as aeronaves da Classe Extreme proporcionam emoções fortes, sendo que os ágeis Extra 300/330 são as estrelas da companhia. Com 300/330 cavalos de potência, os Extra 300/330 possuem um motor de injeção de combustível Lycoming AEIO-540, onde com apenas uma pessoa a bordo, pode ser exercida uma força de ±12 G.

 

Classe mundial de pilotos de elite

Os pilotos que estarão no centro das atenções do ‘NOS Air Race Championship’ e que irão assegurar um espectáculo único sem comprometer a segurança, encontram-se entre os melhores do mundo. Alguns partilham de um background militar, outros a formação em voo acrobático a baixa altitude. Todos têm inquestionavelmente formação, proficiência e milhares de horas ao comando destes aviões de alta performance.

Nos próximos dias 4, 5 e 6 de Julho, estarão em prova 16 pilotos, oriundos de vários países, tais como Portugal, EUA, Inglaterra, Espanha, Itália entre outros.

O evento tem o apoio da NOS (ex-ZON), o operador líder em pay TV, como ‘naming sponsor’ conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, cujo município serve de anfitrião a este evento

Este ano, no âmbito das comemorações do centenário da aviação militar em Portugal, foi celebrada uma parceria inédita entre a ‘NOS Air Race Championship’ e a Força Aérea Portuguesa, que irá fazer passar na Baía de Cascais algumas demonstrações de alta performance dos aviões que fazem parte das diversas esquadras operacionais.

Ainda ao abrigo desta parceria, será montada uma exposição ao longo da baía com diversos aviões do Museu do Ar.

A primeira edição do ‘NOS Air Race Championship’ serve de ponto de partida para um campeonato que se prevê, de futuro, ter continuidade a nível internacional, com aeronaves a competir num circuito exclusivo na Europa e, posteriormente, por todo o mundo.

Atenta a dimensão e complexidade do ‘NOS Air Race Championship’, realizar-se-á nos dias 27, 28 e 29 de Junho no Aeródromo Municipal de Cascais, um seminário destinado aos pilotos participantes, que incluirá formação teórica e prática, bem como treino especificamente dirigido a situações de emergência e salvamento no mar. Este seminário será leccionado por três instrutores norte-americanos, que se encontram entre os mais experientes e conceituados a nível mundial.

 

  • Fotos de André Garcez, cedidas pela organização do evento

 

1 Comments

  1. Gostaríamos de apresentar à organização, uma trabalho que já fizemos para a RED BULL air show.

    Serve como ” estátua ” para colocar em pontos chave do vosso evento e halls.

    Visto já ter sido criado, basta somente fabricar e decorar com as cores da NOS ou dos participantes.

    vejam a parte final deste Video para ver o produto final.

    Pode ser pendurado com cabos de aço ou colocado em pórticos

    http://youtu.be/56Ub2X7Aw28

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica