Nova reviravolta no processo de falência da Avianca Brasil

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Avianca Brasil (OceanAir Linhas Aéreas) conseguiu na manhã desta segunda-feira, dia 17 de junho, após sessão de julgamento na Segunda Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), autorização para realizar o leilão dos seus ativos, condição indispensável para a companhia aérea cumprir o plano de salvamento financeiro aprovado pelos credores no passado dia 5 de abril, anunciou nesta tarde a rede ‘Globo’.

Três juízes desembargadores “analisaram a liminar concedida a uma das empresas credores da Avianca, a operadora de serviços aeroportuários ‘Swissport’, e que acabou suspendendo o leilão de ativos, inicialmente previsto para 7 de maio, poucas horas antes do certame”, refere a ‘Globo’.

A alegação da empresa ‘Swissport’ é a de que o plano de recuperação judicial aprovado pelos credores vai aumentar a concentração de mercado das concorrentes GOL e LATAM Airlines Brasil, que hoje detêm 69% do mercado de aviação civil brasileiro.

Dois dos desembargadores votaram a favor da pretensão da Avianca Brasil. A expectativa é que o leilão venha a realizar-se nas próximas semanas, dada a gravidade da situação financeira da companhia aérea.

O plano de recuperação judicial da Avianca Brasil, que tem uma dívida de mais de três bilhões [mil milhões] de reais (cerca de 778 milhões de dólares norte-americanos), prevê a divisão da empresa em sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), espécies de ‘mini-Aviancas’ contendo slots e funcionários da companhia. GOL e LATAM já concordaram em aportar 70 milhões de dólares norte-americanos, cada uma, para adquirir duas dessas UPIs. A Azul, inicialmente interessada, retirou-se, alegando ‘jogo sujo’ entre as duas concorrentes para dominarem o forte mercado da ‘Ponte Aérea’ São Paulo-Rio de Janeiro e a distribuição dos slots do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...