Aeroporto de Mbanza Congo (Zaire) terá nova torre de controlo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Está a ser construída no Aeroporto de Mbanza Congo (na província angolana do Zaire) uma nova torre de controlo aéreo com 15 metros de altura, para garantir maior segurança à navegação aérea.

Os trabalhos da montagem da estrutura metálica de um piso devem estar concluídos dentro de 30 dias, segundo explicações fornecidas ao governador provincial, José Joanes André, em recentes declarações à agência noticiosa estatal Angop. As obras deverão estar terminadas na primeira semana de Maio

De acordo com o responsável local da empresa de exploração de aeroportos e navegação aérea (ENANA), Alberto Lito, após a montagem da estrutura seguir-se-á a colocação do equipamento de telecomunicações que deverá ser fornecido pela direcção central.

Alberto Lito falou também sobre o início para breve dos trabalhos de balizagem (iluminação) da pista local que, para permitir a aterragem de voos no período nocturno no aeroporto de Mbanza Congo. Também em declarações à Angop explicou que os trabalhos da vedação da pista, que foram concluídos há já alguns meses, assim como os de construção da torre de controlo e a balizagem decorrem no âmbito do programa de investimentos públicos do governo provincial.

Por sua vez, o chefe de escala da TAAG em Mbanza Congo, António Graça, disse que com a torre de controlo, a vedação do aeroporto e posterior balizagem da pista estarão criadas as condições para que a transportadora aérea nacional volte em breve a escalar a cidade.

No entanto, disse, será necessária a certificação pelo Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) das condições de segurança para autorizar a operacionalidade de aeronaves de pequeno e grande porte.

O aeroporto de Mbanza Congo beneficiou de obras de reabilitação em 2010. A pista foi aumentada de 1.800 metros para 2.730 metros de comprimento e alargada de 30 para 45 metros.

As abras que custaram 10 milhões de dólares reembolsados pela ENANA possibilitaram também a melhoria na zona de estacionamento de aviões e na placa.

O actual aeroporto de Mbanza Congo encontra-se no centro desta cidade, dividindo a parte urbana com a suburbana. Um novo aeroporto para o município de Mbanza Congo deverá ser construído nos próximos tempos na comuna do Nkiende, a 32 quilómetros a oeste da cidade.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV recebe Bombardier Dash 8 Q300 para repor ligações interilhas em Cabo Verde

A companhia TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde...

GOL programa início dos voos entre Brasília e Bogotá (Colômbia) para 27 de outubro

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas vai ampliar as...