Três helicópteros Boeing CH-47D Chinook encontraram uma nova vida após o seu tempo no Exército, ao entrarem recentemente no serviço de combate a incêndios com a Helimax Aviation Inc., em Sacramento, na Califórnia. No ano passado, um certo número de antigos helicópteros militares CH-47D ficaram disponíveis para operadores civis através dos leilões da Administração de Serviços Gerais do Governo dos Estados Unidos e o uso acrescido de helicópteros para combater incêndios. Em consequência dos 60 anos de história dos CH-47, não há falta de pessoal de apoio qualificado e experiente, com um conhecimento profundo do aparelho.
“A Helimax Aviation está empolgada por ser um pioneiro na utilização do CH-47D no plano comercial”, disse à “ Revista Vertical”, Christopher Turner, presidente da companhia. “Tenho alguma familiaridade com este aparelho, depois de ter operado com os modelos Chinook B, C e D durante o meu tempo no Exército. Também conseguimos equipas para estes aparelhos com uma experiência considerável no CH-47. Com base nesta experiência, temos um grande conhecimento das capacidades deste helicóptero e estamos preparados para utilizá-lo até ao limite. Este aparelho é incrivelmente versátil e fiável, e alarga as soluções que podemos oferecer aos nossos clientes em todo o mundo”, acrescentou.
Introduzido em 1979, o CH-47D partilha a mesma estrutura das anteriores versões A, B e C. A principal diferença entre estes modelos, foi a adopção progressiva de motores mais potentes. O modelo D viu ainda aumentada a dimensão das pás do rotor principal e o sistema hidráulico foi simplificado.
Os primeiros Ch-47D foram equipados com motores Lycoming T55-L-712, mas estes foram depois substituídos com os mais potentes Lycoming T55-GA-714ª, que deram ao helicóptero uma melhor performance em altitude e com tempo quente. Com a extrema flexibilidade do seu sistema de triplo gancho de carga, que permite o uso individual de cada gancho, o CH-47D pode transportar até 26.000 libras (11.790 kg) exteriormente.
A sua espaçosa cabina também permite transportar cargas, enquanto o cockpit recebeu aviónicos mais avançados, com GPS. Quase todos os CH-47D do Exército Norte-Americano resultaram de conversões de anteriores versões A, B e C, num total de 472 aparelhos. O último CH-47D construído foi entregue à Reserva do Exército Americano em 2002.
Dados e fotos : Skip Robinson/ Revista Vertical