Bem-vindo, !|Sair

Novo aeroporto de Istambul abre no final do mês de outubro

A Unicâmbio dá milhas 1€=1Milha


O novo aeroporto internacional da cidade de Istambul, na Turquia, será inaugurado no próximo dia 29 de outubro, confirmaram fontes governamentais.

A Turkish Airlines, companhia de bandeira nacional, fará o primeiro voo no novo aeroporto no dia 31 de outubro, com partida pelas 14h00 locais e com destino a Ankara, capital política da Turquia.

Istambul, com cerca de 27 milhões de habitantes, é a maior cidade do país e é o centro económico-financeiro da Turquia. Tem presentemente dois aeroportos internacionais: um na zona europeia da cidade – Istambul/Ataturk, que é o de maior movimento de aviões comerciais e de passageiros – e outro na parte asiática – Istambul/Sahina Gokçen.

A companhia aérea turca está preparando a deslocação da sua base para o novo aeroporto. Fontes ligada à Turkish Airlines dizem que será uma gigantesca deslocação de meios e que está programada para demorar apenas 45 horas, usando 15.000 veículos terrestres e 5.000 caminhões, o que se tornará no “maior movimento” da história da aviação.

A Turkish Airlines será baseada em uma área de 664.000 metros quadrados, e também terá uma área de lounge especial num terminal exclusivo com uma área de 10.000 metros quadrados.

O novo aeroporto foi planeado para ser o maior do mundo, com capacidade para acolher 200 milhões de passageiros por ano, em quatro fases de desenvolvimento. Na primeira fase, o aeroporto atenderá 90 milhões de passageiros e a segunda fase deverá ser concluída até 2023.

NA primeira fase o aeroporto terá em funcionamento 88 pontes ou mangas telescópicas para embarque e desembarque de passageiros de aeronaves, com duas pistas de aterragem independentes e oito caminhos de circulação (taxiways) paralelos e independentes. Na segunda etapa, abrirá uma terceira pista de aterragem.

Após a conclusão das obras do empreendimento, o novo Aeroporto Internacional de Istambul terá quatro edifícios terminais, seis pistas de aterragem, 16 caminhos de circulação para aeronaves e 165 mangas para embarque e desembarque de passageiros.

Uma informação governamental sobre a nova infraestrutura explica que o novo aeroporto está num raio de três horas de voo de cerca de 120 países.




Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica