Novo Aeroporto Internacional de Luanda não tem data certa para abrir

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Veigas de Abreu, disse na semana passada que o novo aeroporto internacional de Luanda ainda não tem data prevista para a sua conclusão, uma vez que carece de correções, pois foram detetados defeitos nas obras.

O ministro falava no programa ‘Grande Entrevista’ da Televisão Pública de Angola (TPA). Adiantou que para minorar os efeitos dos atrasos que, naturalmente, são esperados quanto à data prevista de abertura da nova infra-estrutura, o Governo irá proceder à remodelação do Aeroporto 4 de Fevereiro, que serve atualmente a cidade de Luanda, e revelou que já há parceiros para efetuar a sua recuperação.

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda começou a ser construído em 2005. Um projeto que foi liderado por uma empresa chinesa e que apontava para uma estrutura com capacidade para movimentar 13 milhões de passageiros por ano. As obras tinham um orçamento inicial de 300 milhões de dólares. Praticamente 15 anos depois ainda não está concluído. As obras foram interrompidas depois de terem sido gastos cerca de nove mil milhões de dólares, segundo noticiou em tempos a ‘Rádio Voz da Alemanha’, citando o jornalista angolano Rafael Marques.

A empresa de construção e engenharia ‘China International Fund’ (CIF) geriu inicialmente a construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda. As obras começaram em 2005, durante a Presidência de José Eduardo dos Santos. A empresa foi entretanto afastada “por inconformidades e incapacidade declarada” , anunciou este ano o novo Governo angolano, liderado por João Lourenço.

Refere a ‘Voz da Alemanha’ que inauguração do aeroporto esteve inicialmente prevista para 2015 ou 2016. Foi depois adiada para 2017. Agora, passou tanto tempo que o plano de construção ficou desatualizado e, de acordo com o Governo, será preciso fazer ajustamentos técnicos e de funcionalidade (LINK notícia relacionada).

O projeto do novo aeroporto está agora nas mãos de outra empresa chinesa, a AVIC. Falava-se que poderia ser inaugurado em 2023.

As declarações do ministro Ricardo Veigas de Abreu não referem quem retomará a obra e deixa transparecer que ainda nada está definido quanto ao redesenho do aeroporto e ao projeto final de emendas ou correções que serão necessárias para atualizar a obra e não criar um ‘elefante branco’ na capital angolana. O Novo Aeroporto Internacional de Luanda, logo que seja aberto, tem possibilidades de se colocar entre os mais importantes da África sub-saariana.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...