Novo Airbus A350-900 recebeu hoje a certificação tipo da EASA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O novo Airbus A350-900, o avião comercial de última geração da Airbus, recebeu a sua certificação tipo da Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) hoje, dia 30 de Setembro de 2014. O avião está equipado com motores Trent XWB da Rolls-Royce. A esta certificação virá juntar-se brevemente a que será emitida pela Administração Federal da Aviação (FAA) americana.

O certificado de tipo do A350-900 foi assinado por Patrick Ky, director executivo da EASA. O documento foi entregue a Charles Champion, vice presidente executiva para o sector de Engenharia da Airbus e a Gordon McConnell, engenheiro-chefe do Programa do A350XWB.

“Receber a certificação tipo da EASA para o A350-900 é uma importante conquista para a Airbus e para todos os nossos parceiros que contribuíram para o design, fabricação e certificação deste fantástico avião de nova geração. O A350-900 está pronto para deixar o ninho e ser apreciado por companhias aéreas e passageiros”, disse Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus. “O A350XWB incorpora várias tecnologias inovadoras que irão marcar uma nova era no conforto dos passageiros e na eficiência para as companhias aéreas.”

“O programa de fabricação do A350 XWB foi inovador e ambicioso, buscando obter uma aeronave totalmente madura na altura da sua entrada em serviço, e é precisamente por isso que estamos orgulhosos de poder entregar ao nosso primeiro cliente do A350 XWB, a Qatar Airways, a sua primeira aeronave antes do final do ano. A nossa frota de cinco aeronaves de teste completou a campanha de certificação ajustada em termos de prazo, custo e qualidade. Depois de mais de 2.600 horas de testes em voo, criámos e superámos com total sucesso um dos programas de teste mais completos e eficientes alguma vez desenvolvidos pela indústria de aeronaves comerciais” acrescentou Fabrice Brégier.

A certificação de tipo do A350-900 ocorre depois de completar com êxito um programa de teste de certificação rigoroso, que testou a estrutura e os sistemas da aeronave além dos seus limites, com o objetivo de assegurar que todos os critérios de aeronavegabilidade são cumpridos.

O A350XWB é a mais recente linha de produtos de médio e de longo alcance da Airbus, e o mais novo membro da família de aeronaves líder da construtora europeia. O A350XWB destaca-se na sua categoria pela combinação de conforto para os passageiros com a inovação tecnológica e de processos industriais. Construído em estreita colaboração com os clientes, o A350 XWB estabelece novos padrões em termos de experiência do passageiro, eficiência operacional e rentabilidade. No final de Maio de 2014, o A350 XWB já tinha 750 encomendas de 39 clientes em todo o mundo.

No espaço dos países de língua oficial portuguesa as companhias TAP Portugal, TAM Linhas Aéreas e a Azul – Linhas Aéreas Brasileiras fizeram encomendas de aviões A350 XWB.

 

  • A foto da Airbus, feita pelo fotógrafo S. Ramadier, mostra cinco aviões Airbus A350XWB, em formação.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...