Novo incidente com a Air Asia – A320 com 159 ocupantes sai de pista nas Filipinas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um Airbus A320-200 da Air Asia Zest, companhia subsidiária do Grupo Air Asia, de registo filipino (RP-C8972) teve uma saída de pista hoje, terça-feira, dia 30 de Dezembro, no Aeroporto de Kalibo, província de Aklan, quando pousou no meio de uma forte tempestade, oriundo de Manila, capital das Filipinas (voo Z2272). O incidente registou-se pelas 17h43 locais (09h43 de hoje em Portugal e Angola e 06h43 no horário de Brasília).

Segundo informações meteorológicas, a região estava a ser fustigada por um temporal, que designam como sendo a tempestade tropical ‘Semiang’, também conhecida por ‘Jagmi’. Face a esta situação um outro avião da Cebu Pacific, também procedente de Manila, tinha optado por regressar à capital filipina.

Não se registaram ferimentos entre os 153 passageiros e seis tripulantes do aparelho que foram obrigados a abandonar o avião pelas mangas de emergência, com a ajuda dos bombeiros do aeroporto. O Airbus A320 ficou com o trem dianteiro enterrado na lama, quando saiu do asfalto da pista, ficando ‘preso’ na zona de segurança de pouso.

Os serviços de socorro do aeroporto disseram que apenas um passageiro mais idoso teve de ser assistido no hospital devido a ter sofrido um AVC (Acidente vascular cerebral) motivado certamente pela emoção do momento.

O jornalista Jet Damazo-Santos, que tem um site noticioso muito conhecido nas Filipinas (www.rappler.com), viajava a bordo do avião, tendo feito diversas fotografias que distribuiu pelos meios informativos mundiais e no seu site, acompanhado da respectiva reportagem.

A Air Asia Zest é uma companhia de baixo custo, subsidiária do Grupo Air Asia, fundado e liderado pelo empresário malaio de raízes portuguesas Tony Fernandes. Resultou da fusão da Air Asia Philippines com a Asian Spirit e com a Zest Air, outras companhias aéreas que trabalhavam nas Filipinas, também no segmento de baixo antes de 2013.

Curiosamente este incidente surge ao mesmo tempo que era anunciada a recolha dos primeiros destroços e corpos de ocupantes do desastre com um Airbus A320 da Air Asia Indonesia, ocorrido na manhã do passado domingo. Coincidências tristes.

Voo#Z2272

  • Fotos: Jet Damazo-Santos (Rappler)

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...