A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, destacou em evento do G20 realizado nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, o potencial do Brasil na produção de combustível sustentável da aviação (SAF).
Ao participar da abertura do encontro Mulheres na Transição Energética, em Foz do Iguaçu (Estado do Paraná), Jurema Monteiro explicou que a jornada da descarbonização do setor aéreo contempla quatro pilares: novas aeronaves e motores, rotas e operações mais eficientes; uso de novas tecnologias; e compensação com créditos de carbono e a transição para o SAF. O evento reuniu ministros, autoridades e representantes do setor de energia no Brasil.
“Com ampla expertise na fabricação de biocombustíveis, o Brasil possui tecnologia e matéria-prima para produzir nove bilhões de litros de SAF por ano, volume superior aos 6,5 bilhões de litros de querosene de aviação consumidos anualmente. Confirmadas as projeções, atenderemos à demanda nacional e viabilizaremos a exportação para o mercado internacional, gerando riquezas para o país”, afirmou Jurema.
A presidente da ABEAR destacou também a importância do evento para debater a inclusão feminina nos setores aéreo e de energia. “No Brasil, as mulheres são apenas 3% dos pilotos e mecânicos e cerca de 10% dos engenheiros do setor. Dessa forma, este evento constitui oportunidade inestimável para aprofundar o diálogo e avançar na construção de soluções para os desafios estruturais e contemporâneos da nossa sociedade”, concluiu Jurema Monteiro.