Bem-vindo, !|Sair

Obra de ampliação do terminal do Aeroporto do Sal (Cabo Verde) será lançada este ano

O presidente do conselho de administração da ‘ASA, EP – Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea’ (ASA) de Cabo Verde, Mário Paixão, afirmou ontem no Sal que o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral (AIAC) continua a ser “estratégico” e o “mais importante” do país, refere um despacho da agência noticiosa estatal cabo-verdiana ‘Inforpress’. As declarações no momento da apresentação  do Plano Director do AIAC, para consulta pública, perante uma assistência considerável de operadores económicos e representantes de instituições e empresas diversas.

Mário Paixão Lopes, que fez uma retrospectiva histórica sobre o desenvolvimento dos aeroportos do país nos últimos anos, destacou que o aeroporto do Sal tem sido objecto de atenção por parte da ASA e do Governo ao longo dos anos, já que “estratégico para o desenvolvimento” de Cabo Verde e desta ilha.

O Governo de Cabo Verde apresentou uma proposta de projecto de desenvolvimento para o Aeroporto do Sal que assenta “em quatro horizontes temporais, isto é, curto prazo, correspondente à previsão de demanda para o ano 2015, horizonte 1 para o ano 2020, horizonte 2 para o ano 2025 e horizonte 3 para o ano 2030”.

A primeira fase, refere a Inforpress, consistirá na implementação do projecto OASIS, ou seja, ampliação e reorganização do terminal de passageiros, no valor de cerca de 8 milhões de euros cujas obras serão iniciadas ainda este ano, mediante concurso público já lançado.

Ainda atendendo às estratégias de visão para o sector da aviação civil em Cabo Verde, para lá do horizonte 2030, o plano director propõe um máximo desenvolvimento que consiste na construção de uma segunda pista paralela à existente, com comprimento de 3 mil metros, de um novo edifício terminal de passageiros, nova zona de carga, novas infra-estruturas, nomeadamente zonas comerciais, ETAR, hangares, entre outras necessidades.

A consulta pública da proposta do Plano Director do AIAC decorrerá durante 30 dias  a partir do dia 14 de Abril podendo ser consultada na Câmara Municipal do Sal e nos websites da Agência de Aviação Civil (www.aac.cv) e  da ASA (www.asa.cv.).

Depois do Sal é a vez de São Vicente cujo Plano Director do Aeroporto Internacional Cesária Évora será apresentado segunda-feira, dia 21 de Abril. O processo de consulta pública foi iniciado oficialmente na Cidade da Praia, seguido de Boavista com a apresentação dos respectivos planos directores.

 

  • Exterior do Terminal do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal – Foto: Cleidir Almeida

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica