OGMA inicia fabrico do primeiro Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A primeira de cinco aeronaves Embraer KC-390 que vão equipar a frota da Força Aérea Portuguesa começou a ser construída em solo português. A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal anunciou nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, que acaba de finalizar a produção do primeiro painel que vai integrar a fuselagem desta aeronave de transporte multimissão. Este importante componente foi dado a conhecer ao Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, numa recente visita às instalações da empresa (foto de abertura), em Alverca do Ribatejo, a poucos quilómetros da cidade de Lisboa.

No âmbito do programa KC-390, a OGMA tem a seu cargo o fabrico da fuselagem central, fabrico e montagem dos sponsons direito e esquerdo (conjuntos com cerca de 12 metros de dimensão que compõem a carenagem do compartimento do trem de aterragem) bem como dos lemes de profundidade. Estas peças são fabricadas em material compósito e ligas metálicas.

Nas instalações da OGMA em Alverca são produzidos os 10 painéis que constituem a fuselagem central do avião, as carenagens do trem de aterragem (sponsons) bem como os painéis em compósito que formam o seu revestimento. O transporte destes componentes exige uma operação de logística e de transporte excecional, com os componentes estruturais de maior envergadura a serem transportados em camiões especiais até ao Porto de Lisboa, seguido por via marítima rumo ao Brasil, com destino à fábrica da Embraer, localizada em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo.

O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte multimissão desenvolvida pela Embraer, preparada para responder às mais variadas missões, nomeadamente busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, combate a incêndios, reabastecimento em voo e evacuação médica, e para aterrar inclusive em pistas semi-preparadas.

Este é um dos projetos mais ambiciosos da Embraer e tem Portugal como maior parceiro internacional. O envolvimento da OGMA no Embraer KC-390 iniciou-se ainda na fase de planeamento e conceção da aeronave, numa relação de parceria e de proximidade com a Embraer.

A empresa portuguesa participou na fase inicial do Desenvolvimento do Produto (‘Joint Definition Phase’) e no desenvolvimento e gestão de uma cadeia de fornecimento sustentada, competitiva e flexível, preferencialmente nacional. No início de 2017 a OGMA iniciou a entrega dos componentes destinados à primeira aeronave de série de um conjunto de 28 destinadas à Força Aérea Brasileira.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...