A operação no Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa esteve “ligeiramente condicionada” nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, devido a turbulência e a um tipo de nuvens que obriga a adaptações nas rotas, disse à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ uma fonte da NAV – Navegação Aérea de Portugal.
Durante o dia era possível verificar no ‘site’ da ANA – Aeroportos de Portugal sucessivos atrasos nos voos, tendo a companhia de baixo custo EasyJet informado os seus passageiros de que a questão estava relacionada com restrições do controlo de tráfego aéreo.
Questionada pela ‘Lusa’, fonte oficial da NAV indicou que a operação em Lisboa se encontra “ligeiramente condicionada devido a turbulência e à permanência na região de vários cúmulos-nimbos (cumulonimbus), um tipo de nuvem de enorme desenvolvimento vertical, que obriga a adaptações nas rotas”.
Segundo a mesma fonte, “neste tipo de condições, e em prol da manutenção de rigorosos padrões de segurança, aumenta-se ligeiramente as separações entre aeronaves”.