Operação policial de grande envergadura no Aeroporto de Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) informou nesta segunda-feira, dia 22 de junho, que foram detidos 13 funcionários da Autoridade Tributária e Aduaneira no Aeroporto Humberto Delgado/Lisboa, no âmbito de uma operação que durava desde há cerca de um ano. Foi ainda feita uma detenção em flagrante delito por posse de arma proibida e ainda 13 outros suspeitos constituídos arguidos.

A investigação foi desenvolvida através da Divisão de Investigação Criminal da PSP e sob a coordenação do DIAP Regional de Lisboa nos distritos de Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e na Região Autónoma dos Açores, cujo objeto criminal envolve dezenas de crimes de peculato e de falsificação de documentos.

“Ao longo de aproximadamente um ano foram investigados vários crimes praticados por funcionários da Autoridade Tributária e Aduaneira, no Aeroporto Humberto Delgado, no âmbito das suas funções, nomeadamente a apropriação ilegítima de objetos e mercadorias que os mesmos tinham acesso no âmbito da sua atividade profissional, os quais, escapando ao controlo e supervisão, passavam a integrar as suas esferas patrimoniais”, refere a nota da corporação policial portuguesa.

Foram realizadas 27 buscas domiciliárias e dezenas de outras não domiciliárias visando “os locais de trabalho e locais de disposição própria dos seus funcionários e do cumprimento de mandados de detenção emitidos por Autoridade Judiciária, que visavam 13 funcionários daquela entidade pública”.

Na operação foram apreendidas centenas de objetos que terão sido “desencaminhados do aeroporto e encontrados nas habitações dos arguidos, destacando-se relógios, perfumes, computadores portáteis, telemóveis e outros objetos de natureza genérica; diversos aparelhos eletrónicos suspeitos de conter elementos de informação importantes para a investigação; três armas de fogo e uma pistola de ar comprimido”.

A Autoridade Tributária e Aduaneira  tem por missão administrar os impostos, direitos aduaneiros e demais tributos que lhe sejam atribuídos, bem como exercer o controlo da fronteira externa da União Europeia e do território aduaneiro nacional (Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira), para fins fiscais, económicos e de proteção da sociedade, de acordo com as políticas definidas pelo Governo e o Direito da União Europeia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...