O Papa Francisco, que terminou uma visita pastoral a Portugal, onde presidiu às diversas manifestações religiosas que integraram o programa da Jornada Mundial da Juventude, embarcou na tarde deste domingo, dia 6 de agosto, num avião da TAP Air Portugal que levou Sua Santidade de regresso ao Vaticano.
O avião, o Airbus A321neo, matrícula CS-TJJ, batizado ‘Gonçalo Velho Cabral’, um dos descobridores do arquipélago português dos Açores, descolou do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 18h22 locais. Logo após a descolagem foi acompanhado por dois aviões caça F-16M da Força Aérea Portuguesa, que ladearam o avião papal até este sair do espaço aéreo territorial português.
O embarque verificou-se no Aeródromo de Trânsito nº.1, instalação militar da Força Aérea Portuguesa, adjacente ao Aeroporto de Lisboa, em Figo Maduro, onde as mais altas individualidades políticas e eclesiásticas portuguesas se despediram do Papa Francisco, agradecendo a sua visita a Portugal, e manifestaram o seu agrado pelo grande sucesso da Jornada Mundial da Juventude, que juntou em Lisboa cerca de um milhão e meio de pessoas, nomeadamente jovens cristãos católicos, oriundas de 150 países do mundo.
A bordo do avião da TAP seguiram com o Papa Francisco os elementos da sua comitiva e alguns jornalistas previamente selecionados de diversos órgãos de comunicação social internacionais, incluindo portugueses, que, habitualmente, acompanham as atividades de Sua Santidade e do Vaticano.
No trajeto de Itália para Portugal, o Papa viajou num avião Airbus A320 neo da ITA Airways, companhia aérea italiana, que aterrou em Lisboa na manhã do passado dia 2 de agosto.