Passageiros chegados aos Açores também entram em quarentena obrigatória

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Autoridade de Saúde da Região Autónoma dos Açores vai colocar todos os passageiros de voos exteriores à região em quarentena, a partir deste sábado à tarde, devido ao surto do novo coronavírus/Covid-19, revelou o executivo açoriano.

“Todos os passageiros de voos do exterior que aterrem na Região estão, a partir do início da tarde de hoje, obrigados a cumprir um período obrigatório de quarentena de 14 dias, determinado pela Autoridade de Saúde Regional”, avançou o Governo Regional, em comunicado de imprensa, distribuído na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Segundo o executivo, esses passageiros serão obrigados a “assinar uma declaração que os informa que o não cumprimento desse período obrigatório de quarentena constitui crime de desobediência e, como tal, será apresentada queixa junto das autoridades judiciais”.

Os passageiros provenientes do exterior da região estão ainda a ser sujeitos “ao preenchimento de inquéritos de despiste de possíveis casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus”, medida que, segundo o Governo Regional, “está a ser coordenada, em cada um dos aeroportos, pelos delegados de saúde das respectivas ilhas”.

“Esses questionários permitem determinar, em cada um dos passageiros provenientes do exterior, a existência de critérios epidemiológicos e clínicos associados ao Covid-19”, lê-se no comunicado.

Os questionários serão preenchidos “antes do desembarque” e no caso de haver a validação de um caso suspeito o passageiro ficará “imediatamente isolado para despiste, através de análises laboratoriais”.

“Havendo a recusa de preenchimento do questionário de despiste, o passageiro fica, automaticamente, impedido de desembarcar pelo delegado de saúde”, acrescenta o executivo açoriano.

As tripulações destes voos, em caso de desembarque, estão igualmente sujeitas ao cumprimento de todas estas medidas.

Não estão abrangidos por estas medidas os passageiros que viajem de barco ou de avião entre as nove ilhas do arquipélago.

O Governo Regional da Madeira, outra região autónoma insular portuguesa, tomou igual decisão neste sábado, que entrará em vigor às zero horas deste domingo, dia 15 de março (LINK notícia relacionada).

Nestas duas regiões autónomas não existem até este sábado à tarde quaisquer doentes infetados com o novo coronavírus.

 

  • Mais notícias sobre a pandemia do Novo Coronavírus/Covid-19 – LINK

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...