A TAP e a ANA-Aeroportos de Portugal passam a disponibilizar aos passageiros de voos selecionados na Europa o embarque com dados biométricos, uma solução tecnológica de vanguarda, que vem permitir uma experiência de viagem futurista, com mais conforto e poupança de tempo, anunciaram nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro, as duas empresas.
O comunicado conjunto da TAP e da ANA intitulado ‘TAP e ANA juntas em parceria inovadora que antecipa aeroportos do futuro’, distribuído em Lisboa, anuncia que o embarque em voos selecionados com dados biométricos está agora numa primeira fase de testes e arrancou nos aeroportos do Porto e de Lisboa, em voos da TAP para a Europa, previamente selecionados.
Este inovador projeto é financiado pela União Europeia, através do programa ‘NextGenerationEU – PRR’.
A experiência biométrica tem como principal objetivo melhorar a experiência do passageiro. Os passageiros deixam de ter de apresentar repetidamente documentos de identidade físicos ou digitais e comprovativos de bilhete ao longo da sua jornada no aeroporto.
A biometria permite também aumentar a segurança. A solução utilizará algoritmos avançados para confirmar a identidade da pessoa que se apresenta para viajar. Além disso, o sistema cruza o nome no cartão de embarque com o do documento de identidade.
A privacidade é garantida, uma vez que os dados pessoais são protegidos e apagados após a partida do voo.
Os passageiros da TAP que embarquem nos voos selecionados passam a receber uma mensagem da Companhia com as instruções necessárias para, através de uma aplicação para dispositivos móveis da ANA Aeroportos, acederem ao processo de registo de dados biométricos que permitirá utilizar o sistema no aeroporto, nas fases de controlo de segurança e na passagem pela porta de embarque.