O movimento de passageiros em voos entre os aeroportos de Lisboa e Ponta Delgada, na ilha de São Miguel (Açores) cresceu 65,5% em Abril, primeiro mês em que a Ryanair e a EasyJet começaram a operar essas rotas, o que aliás contribuiu para o tráfego doméstico fosse a ‘estrela’ do crescimento do aeroporto da capital portuguesa, com um aumento em 14,6%.
Dados do Aeroporto Internacional de Lisboa a que o ‘PressTUR’ teve acesso mostram que o Aeroporto de Lisboa teve em Abril, mês em que a TAP já estava ‘submersa’ pela ameaça de greve do SPAC, o aumento de passageiros mais fraco em um ano, mas ainda a dois dígitos, em 10,3%.
Esse crescimento significou um aumento de 157,9 mil passageiros, para o qual o maior contributo veio das ligações com o Porto, que tiveram mais 18,9 mil passageiros (+47,7%, para 58,4 mil passageiros), e com Ponta Delgada, que tiveram mais 16,9 mil (+65,5%, para 42,7 mil).
A rota Lisboa – Porto é operada tanto pela TAP como pela Ryanair e as ligações Lisboa – Ponta Delgada, além de voos da TAP e da SATA passaram em finais de Março a ter também voos da Ryanair, duas vezes por dia, e da EasyJet, três vezes por semana.
Os dados do Aeroporto de Lisboa indicam que apesar do crescimento de passageiros em voos de/para Ponta Delgada, a companhia açoriana SATA Internacional teve a maior quebra de passageiros do mês de Abril, com menos dois mil (-44,9%, para 29,7 mil).
Esta quebra, que os dados não permitem atribuir à evolução dos seus voos entre Lisboa e Ponta Delgada, porém, contrasta com o que foi o desempenho da companhia no primeiro trimestre, pré-liberalização das ligações aéreas com os Açores que abriu ‘as portas’ aos voos da Ryanair e da EasyJet.
A SATA, de acordo com os dados obtidos ‘PressTUR’, teve um aumento de passageiros em Lisboa no primeiro trimestre em 20,7%, para 76,2 mil, com o crescimento em Março a ser de 14,7%, para 28,7 mil.
Tal como relativamente ao mês de Abril, também quanto ao trimestre os dados não permitem identificar as variações com rotas operadas pela companhia açoriana, que desde o início do segundo trimestre disponibiliza voos de Lisboa para Boston, Toronto, Ponta Delgada, Terceira, Horta, Santa Maria e Pico.