O Pilatus PC-24 efectuou o seu voo inaugural, no dia 11 de Maio, a partir do aeroporto de Buochs, na Suíça, perante 1800 colaboradores da empresa, todos os que, directa ou indirectamente estão envolvidos no projecto. O protótipo P01, matrícula HB-VXA sobrevoou o centro da Suíça (de Altdorf a Brünig, via Engelberg) durante 55 minutos, tendo o voo decorrido sem problemas e rigorosamente como planeado. De acordo com o construtor, o PC-24 apresenta uma performance excepcional e este primeiro voo constituiu uma oportunidade para demonstrar as suas credenciais: o jacto bimotor deslocou da pista 07, ligeiramente abaixo dos 600 metros e subiu a aproximadamente 10.000 pés (3000 m) em cerca de três minutos, altitude em que os pilotos completaram uma série de testes de voo.
Ao longo de todo o voo, o PC-24 foi acompanhado e monitorizado por um PC-21. Como é normal nos voos inaugurais, o trem de aterragem do PC-24 não foi recolhido. Doze engenheiros de voo acompanharam o voo em terra, recebendo um stream em tempo real de dados de voo do PC-24. A bordo os pilotos de teste Paul Mulcahy e Recto Aeschlimann afirmaram que o PC-24 voou de acordo com o esperado. “Um verdadeiro avião Pilatus”, exclamaram via rádio, a partir do cockpit.
Um total de três protótipos serão construídos e utilizados para completar um programa rigoroso de testes de 2300 horas, nos próximos dois anos. A certificação e as primeiras entregas deverão realizar-se em 2017. No salão EBACE, em Maio de 2014, a Pilatus recebeu ordens de compra para 84 aparelhos, no espaço de 36 horas.