Piloto de avião militar abatido em maio na Líbia não é português

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O piloto do caça ‘Mirage’ que foi capturado na Líbia depois do abate do avião, em maio, afinal não é português como afirmou e foi noticiado (LINK notícia relacionada), mas um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, revelou nesta semana o jornal ‘Washington Post’.

Identificou-se como Jimmy Reis, disse ter 29 anos e estar na Líbia, por contrato, para “destruir pontes e estradas”. Mas, na altura da detenção, no dia 7 de maio, fonte oficial do Ministério da Defesa em Portugal disse que “não se trata de qualquer militar que esteja integrado numa operação da Força Aérea naquela zona”.

O aparelho em que seguia foi abatido nos arredores de Tripoli pelo Exército Nacional Líbio (ENL), força militar que combate o Governo de Acordo Nacional, que é reconhecido pelas instituições internacionais, incluindo as Nações Unidas. As forças rebeldes acusaram o piloto de ser um mercenário ao serviço do Governo de Acordo Nacional.

Esta terça-feira, o jornal norte-americano ‘Washington Post’ revelou que se trata, afinal, de Jamie Sponaugle, um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, de 31 anos de idade e residente na Flórida.

O ex-militar foi libertado após ter estado seis semanas detido na Líbia, acrescenta a notícia do jornal.

“Ficamos sempre satisfeitos por ver cidadãos americanos detidos no estrangeiro regressarem a casa para os seus amigos e família”, disse o embaixador Robert O´Brien, enviado da administração Trump para questões relacionadas com reféns, por telefone. “Saudamos a decisão de o terem libertado. Agradecemos igualmente ao reino da Arábia Saudita pela sua intervenção na resolução deste caso”, acrescentou.

Jamie Sponaugle voou para a Arábia Saudita esta terça-feira, acrescenta o ‘Washington Post’.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...