Pilotos da British iniciam greve de dois dias – Maioria dos voos cancelados

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os pilotos da British Airways entram em greve às zero horas desta segunda-feira, dia 9 de setembro, por dois dias, por não estarem satisfeitos com os aumentos salariais propostas pela companhia aérea.

Na sua página na internet, a transportadora aérea britânica informa que tem voos nos dias 9 e 10 de setembro, mas “o mais provável é que não consiga viajar”, e acrescenta que está a “oferecer a todos os clientes afetados o reembolso total ou a opção pela remarcação para outra data ou uma companhia alternativa”.

A British informa ainda que os voos nas companhias subsidiárias BA CityFlyer, SUN-AIR e Comair não serão afetados.

A maior companhia aérea britânica, e uma das maiores da Europa, apela aos passageiros para verificarem se o seu voo foi cancelado e a não se deslocarem ao aeroporto nessa situação. Explica que os centros de atendimento telefónico “estão extremamente ocupados” e por isso recomenda uma leitura do ‘Frequently Asked Questions’ constante no site. Remete ainda para o link ‘Manage My Booking’ para informações sobre reembolsos e alternativas de viagem.

Os pilotos da British rejeitam a proposta de aumento de 11,5% em tês anos apresentada em julho pela companhia. O sindicato dos pilotos advoga que os profissionais fizeram sacrifícios nos anos mais recentes, de maiores dificuldades para a companhia, mas agora que a empresa apresenta bons resultados, querem uma fatia maior dos ganhos.

A British, por outro lado, diz que os pilotos recebem salários de “classe mundial”, e que a proposta salarial é “justa e generosa”. O aumento proposto já foi aceite pelos sindicatos que representam a tripulação de cabina, funcionários de terra e pelos funcionários do sector de Manutenção e Engenharia (mecânicos e engenheiros).

Esta é a primeira greve de pilotos da companhia britânica desde a década de 70 do século passado, o que significa que desde há mais de 40 anos que não existiu uma paralisação dos pilotos por questões laborais na companhia. Numa última tentativa de evitar a greve, a British Airways terá mandado um email aos seus pilotos a ameaçá-los de que os grevistas ficariam sem direito a viagens grátis, assim como os seus familiares diretos que gozam de algumas regalias em viagens através do mundo, para os aeroportos que os aviões da British escalam regularmente, nos próximos três anos. O sindicato dos pilotos (BALPA) denunciou a situação e acusou a empresa de chantagem.

Num comunicado distribuído na semana passada, a British Airways admitia que a maioria dos 850 voos programados diariamente na sua rede possa ser cancelada. Fontes sindicais apontam para uma greve total. Os aeroportos britânicos estão também a alertar os passageiros com viagens marcadas para esta segunda e terça-feiras, dias 9 e 10 de setembro, que não se desloquem para os aeroportos sem se certificarem se os seus voos irão realizar-se.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV recebe Bombardier Dash 8 Q300 para repor ligações interilhas em Cabo Verde

A companhia TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde...

GOL programa início dos voos entre Brasília e Bogotá (Colômbia) para 27 de outubro

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas vai ampliar as...