Pilotos da Ryanair sugerem aos acionistas demissão de Michael O’Leary

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os pilotos da companhia irlandesa de baixo custo Ryanair pedem aos acionistas da companhia para demitirem Michael O’Leary. O pedido faz parte de um comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, por todas as estruturas sindicais de pilotos na Europa, um dia antes de uma assembleia-geral de acionistas, na qual serão debatidas questões relacionadas com a empresa aérea, nomeadamente a sua gestão.

Os pilotos, que em Portugal são representados pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação da Aviação Civil (SPAC), dizem que ao fim de 209 anos na liderança da Ryanair, Michael O’Leary é “incapaz de falar de boa fé com os seus próprios funcionários”.

“As suas ações até hoje são vistas por nós como sendo frequentemente intimidantes e antagónicas”, acusam os pilotos que ainda apontam que as ações de O’Leary “são também vistas como uma causa para perturbação nas operações e agitação laboral ao invés de criarem um ambiente de trabalho positivo e coeso para o futuro”.

 

Para melhor entender-se a posição dos pilotos da Ryanair, publicamos em seguida, na íntegra, o comunicado que foi distribuído em Portugal:

 

“O Sindicato dos Pilotos da Aviação da Aviação Civil (SPAC), enquanto representante dos Pilotos da Ryanair em Portugal, torna pública uma declaração subscrita pelas estruturas representativas dos Pilotos da companhia e que é divulgada hoje em toda a Europa:

“Esta declaração é emitida em nome dos Pilotos da Ryanair – um grupo leal de trabalhadores que construiu a empresa até à data e que é essencial para o sucesso contínuo da mesma. Um dia antes de os acionistas da Ryanair se reunirem para analisarem a gestão da empresa, somos obrigados a levantar uma questão de preocupação primordial.

A relação entre a gestão da Ryanair e os seus funcionários tornou-se totalmente disfuncional, estando agora a colocar em risco o sucesso contínuo da empresa.

Independentemente das reivindicações de reconhecimento sindical e de melhorias do relacionamento com os funcionários, a abordagem feita sob a liderança de Michael O’Leary ao longo de mais de 20 anos permanece inalterada. A gestão parece incapaz de falar de boa fé com os seus próprios funcionários. As suas ações até hoje são vistas por nós como sendo frequentemente intimidantes e antagónicas. São também vistas como uma causa para perturbação nas operações e agitação laboral ao invés de criarem um ambiente de trabalho positivo e coeso para o futuro.

Enquanto Pilotos profissionais, decisivos para o futuro e sucesso da nossa companhia aérea, perdemos toda a confiança na atual liderança e gestão e na sua capacidade de liderar a empresa num ambiente sindical.

Esta falha de liderança é agravada por uma aparente falta de supervisão da administração, do presidente e de administradores não executivos, o que permitiu o agravamento da atual situação negativa e do ambiente de incerteza.

 Por conseguinte, enquanto stakeholders na Ryanair, com interesse comum na saúde e sucesso da empresa, os Pilotos propugnam que os acionistas, na sua assembleia geral anual, substituam a atual liderança.

A Ryanair precisa de líderes competentes que estejam focados num futuro claro e diferente, em vez de seguirem um modelo de emprego falhado, que resultou no colapso das nossas operações em setembro de 2017.

Embora os Pilotos tenham sido fundamentais para o modelo de negócio bem-sucedido da Ryanair, não há dúvida de que o modelo de emprego promovido pela atual liderança e gestão fracassou. Há uma necessidade urgente de ter uma equipa de gestão capaz de se adaptar às necessidades futuras da empresa, de se envolver de forma adequada com os seus funcionários e de garantir condições para ter um negócio sustentável e lucrativo para o futuro.

Caso se perca esta oportunidade, será difícil de atingir um bom ambiente laboral enquanto for mantido o estilo de gestão desatualizado prosseguido até agora e tanto os funcionários como os acionistas da Ryanair pagarão um preço desnecessário por tal falha durante muitos anos.”

 

  • Foto © André Garcez

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...