Piper PA-28 que descolou de Tires cai em Espanha – Dois mortos

Um avião ligeiro Piper PA-28, de matrícula britânica, que descolou do Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, nos arredores de Lisboa, caiu na tarde desta quarta-feira, dia 9 de janeiro, no Monte Hernio, em Hondarribia, no País Basco, Espanha.

O acidente verificou-se pelas 13h50 locais (menos uma hora no horário UTC) num momento de grande nevoeiro na zona. A aeronave dirigia-se ao Aeródromo de Errezil, em Hondarribia. Segundo a imprensa espanhola o avião terá embatido a cerca de 50 metros do cume do Monte Hernio que tem 1.078 metros de altitude. Aventa-se a hipótese do piloto ter sido traído por uma má informação dos instrumentos de bordo.

Os serviços de emergência foram alertados por camponeses que vivem no sopé do monte e que ouviram um motor a trabalhar, provavelmente de um avião a passar, e depois um estrondo, que associaram à explosão do mesmo aparelho. Na realidade foi o que, infelizmente, aconteceu. Os bombeiros chegaram ao local cerca de uma hora depois. Encontraram os destroços do avião carbonizados e espalhados na encosta. Conseguiram recolher o corpo de um dos ocupantes, mas só na manhã desta quinta-feira, dia 10 de janeiro, pelas 10h20 locais, é que recolheram o corpo do segundo ocupante. O intenso nevoeiro que se fazia sentir na zona obrigou à interrupção das buscas na quarta-feira.

Fontes do aeródromo português de onde partiu a aeronave disseram que o avião tinha registo britânico e que os dois tripulantes seriam provavelmente da mesma nacionalidade, o que está ainda sujeito a confirmação.

 

  • Foto © 112 SOS-DEIAK/Pais Basco
  • Notícia corrigida e atualizada às 13h45 UTC de quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica