Plano de reestruturação da SATA está “em vésperas de decisão final”

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O plano de reestruturação da SATA está “em vésperas de decisão final”, esperando-se uma conclusão das negociações com a União Europeia “nos próximos dias ou semanas”, disse Duarte Freitas, secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo da Região Autónoma dos Açores.

“O plano de reestruturação é um processo negocial com a Comissão Europeia. Estamos em vésperas de decisão final. Não podemos adiantar os contornos finais, mas a decisão deste Governo de salvar a SATA teve bom acolhimento nas instâncias comunitárias”, afirmou nesta quarta-feira, dia 11 de maio, o governante regional.

No plenário da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Duarte Freitas disse ter sido conseguida “a compreensão da Comissão Europeia para as necessárias entradas de capital para salvar a SATA”.

“Conquistámos a União Europeia para a importância da SATA, nomeadamente a SATA Air Açores e as implicações da Azores Airlines na nossa ‘menina dos olhos’. Vamos ter sucesso a resolver a trapalhada que nos deixaram”, vincou durante um debate sobre transportes agendado pelo partido Bloco de Esquerda (BE).

Na intervenção inicial, António Lima, deputado do BE, defendeu que “salvar a SATA é também salvar a SATA Internacional”, formalmente designada por Azores Airlines e responsável pelas ligações entre o arquipélago e o exterior.

As dificuldades financeiras da SATA perduram desde, pelo menos, 2014, altura em que a companhia aérea detida na totalidade pelo Governo Regional dos Açores começou a registar prejuízos, entretanto agravados pela pandemia de covid-19.

Em novembro de 2021, o então secretário regional das Finanças dos Açores, Joaquim Bastos e Silva, indicou que estava a ser elaborada uma terceira versão do plano de reestruturação da SATA, que prevê uma alteração societária e a substituição de injeções de capital por absorção de dívida.

 

O Grupo SATA, que tem sede na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores, é constituído por duas companhias aéreas de bandeira portuguesa: a SATA Air Açores, com uma frota de seis aviões turboélices DHC Dash 8-200 (dois) e 8-400 (quatro) que asseguram as ligações inter-ilhas no arquipélago dos Açores e para a ilha da Madeira; e a SATA Internacional, designada comercialmente por SATA Azores Airlines. Atualmente com uma frota de oito aviões Airbus (três A320ceo e cinco A321neo), assegura voos regulares para o exterior do arquipélago dos Açores, nomeadamente para o continente português e algumas cidades europeias, para Cabo Verde e para aeroportos da América dos Norte (EUA, Canadá e Bermudas), onde vivem muitos portugueses provenientes dos Açores (emigrantes e descendentes). Realiza ainda voos fretados para operadores turísticos nacionais e estrangeiros.

 

  • Foto de abertura © Carlos Brito.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...