O Governo de Portugal e a construtora aeronáutica brasileira Embraer assinaram nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, o contrato para aquisição de cinco aviões de transporte multimissão KC-390, suporte e serviços e simulador de voo, como parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa (FAP) para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023.
O KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. A aeronave cumpre os requisitos da Força Aérea Portuguesa sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais e acrescenta capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.
“Este é o coroamento de um criterioso processo de seleção que nos deixa orgulhosos, representando o ingresso do KC-390 no mercado internacional. O KC-390 atenderá às necessidades operacionais de Portugal, garantindo a capacidade de integração com as nações aliadas pelas próximas décadas”, afirmou Jackson Schneider, presidente e diretor-geral executivo da Embraer Defesa & Segurança. “Este contrato reforça a parceria industrial entre Portugal e a Embraer, contribuindo para o desenvolvimento da engenharia e da indústria aeronáutica em Portugal”.
Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na geração de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.
O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil em 2018 e está em plena produção de série. A entrada em serviço da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2019 com a Força Aérea Brasileira (FAB) e mais entregas esperadas no decorrer do ano.
A cerimónia de assinatura do contrato decorreu durante uma cerimónia realizada nas instalações da Embraer, na cidade de Évora, no Alentejo, e contou com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e demais entidades relacionadas com o sector da Defesa e das Forças Armadas Portuguesas.
- Na foto de abertura, obtida na cerimónia de assinatura da compra dos cinco aviões Embraer KC-390 para a FAP, vemos, da esquerda para a direita, o Comandante-Chefe da Força Aérea Portuguesa, general Joaquim Borrego; o primeiro-ministro António Costa; e o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider. Foto © Embraer/Francisco Craveiro.