• País europeu torna-se o cliente lançador da versão NATO do A-29N, avião de treino avançado e de ataque ligeiro de renome mundial, concebido e fabricado pelo Brasil
O ministério da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Melo, assinou nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, um contrato com a Embraer para a aquisição de 12 aviões A-29N Super Tucano que irão equipar a Força Aérea Portuguesa, fazendo de Portugal o cliente lançador da nova variante deste avançado avião de treino e ataque ligeiro.
Esta aquisição reflete o compromisso de Portugal em modernizar a sua Força Aérea com uma aeronave versátil e comprovada, ideal para missões de Treino Avançado de Pilotos, Ataque Ligeiro, Apoio Aéreo Aproximado (CAS) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A variante A-29N Super Tucano incorpora aviónica avançada, sistemas de comunicações específicos da NATO e outras novas capacidades não divulgadas, adaptadas para satisfazer os requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra, Portugal torna-se a primeira nação a operar o A-29N, liderando o caminho na adopção de uma plataforma muito capaz, concebida para suportar uma vasta gama de missões de defesa modernas.
“Gostaríamos de agradecer ao Ministério da Defesa Nacional e à Força Aérea Portuguesa a confiança que depositam nas soluções da Embraer. Este contrato dá-nos a oportunidade de contribuir para a modernização da Força Aérea Portuguesa e de aprofundar ainda mais nossa forte parceria, abrindo caminho para uma cooperação industrial adicional com a indústria de defesa local”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da ‘Embraer Defesa & Segurança’.
O A-29 Super Tucano é líder mundial na sua categoria, com mais de 260 encomendas, ultrapassando as 570 mil horas de voo, 60 mil das quais em combate. O número de forças aéreas que operam o A-29 Super Tucano está em constante expansão devido à sua incomparável combinação de capacidades, sendo a opção com a melhor relação custo-benefício do mercado.
Para as Forças Aéreas que procuram uma solução comprovada, abrangente, eficiente, fiável e económica numa única plataforma, aliada a uma grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma vasta gama de missões como Treino Avançado de Pilotos, CAS, Air Patrulha , Interdição Aérea, Treino JTAC, ISR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.
O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz da sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para a identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. A sua capacidade é ainda mais reforçada por avançados sistemas aviónicos HMI integrados numa fuselagem robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e sem infraestruturas. Além disso, a aeronave reduziu os requisitos de manutenção e oferece elevados níveis de fiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural com baixos custos de ciclo de vida.
O contrato foi assinado nas instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca do Ribatejo, nos arredores de Lisboa.