Bem-vindo, !|Sair

Portugal participa na Conferência Anual dos Controladores Aéreos

A Associação Portuguesa dos Controladores de Tráfego Aéreo (APCTA) participa na próxima semana, na 53ª Conferência Anual da Federação internacional de Associações de Controladores Aéreos (IFATCA), que reunirá mais de meio milhar de congressistas oriundos de todo o mundo, em Maspalomas de Grã Canária, no arquipélago espanhol das Canárias, entre os dias 5 e 9 de Maio.

A delegação de Portugal, que integra os cerca de 90 países que participam na conferência da IFATCA, é liderada por Paulo Encarnação, presidente da APCTA. A associação portuguesa, fundada em 1975, congrega cerca de 520 controladores de tráfego aéreo no País, sendo a única associação do sector e na qual está filiada a esmagadora maioria dos profissionais que trabalham nas torres de controlo aéreo dos aeroportos nacionais.

A conferência anual que se realiza este anos nas Canárias contará com a participação de importantes organizações relacionadas com a aviação civil a nível mundial, nomeadamente a OACI e o Eurocontrol, que debaterão com os profissionais do controlo aéreo o presente e o futuro da actividade. Os trabalhos estão subordinados ao tema “Controladores: o factor chave para a segurança e o rendimento” que dá bem uma ideia do que será discutido na próxima semana em Maspalomas de Grã Canária, em que o debate deverá centrar-se na eficiência económica e na segurança de voo.

Em termos globais, refere uma nota de imprensa da IFATCA, o tráfego aéreo internacional registou no ano passado 36,4 milhões de voos, o que significa que os controladores orientaram e guiaram uma média de 98.630 operações diárias em todo o mundo, para que mais de 3,1 mil milhões de viajantes alcançassem os seus destinos.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica